Termina nesta sexta-feira (28) o prazo para que contribuintes que têm dívidas com a União possam aderir ao Refis, Programa de Recuperação de Créditos Tributários. Trata-se de uma oportunidade para empresas e também pessoas físicas negociarem seus débitos e entrarem em 2019 com a situação financeira regularizada. O prazo de encerramento para negociar o pagamento das dívidas tributárias não deve ser prorrogado.
Tecnicamente, o Refis foi substituído pelo Pert, Programa Especial de Regularização Tributária. Aderindo ao programa, o devedor pode parcelar os valores em até 180 meses, sendo os 5 primeiros para quitar os 20% de entrada do valor total da dívida e os demais 175 meses para o parcelamento do que restou. Apesar de oferecer um prazo estendido para o parcelamento, o programa estabelece um valor mínimo para cada parcela: R$ 200, no caso de pessoa física, e R$ 1000 para as jurídicas. Outras informações sobre o Programa de Recuperação de Créditos Tributários estão disponíveis no site da Receita Federal.
Último dia de expediente bancário para o público
Quem precisar ir à uma agência bancária deve ficar atento nesses últimos dias do ano. Esta sexta-feira (28) será o último dia de 2018 em que as agências estarão abertas para o atendimento ao público. Depois de encerrado, às 16h, o atendimento só será retomado na próxima quarta-feira, 2 de janeiro de 2019. Contas com vencimento entre sábado (29) e Terça-feira (1 de janeiro) poderão ser pagas até o dia 2 de janeiro sem multas por atraso.