TOPO - PRINCIPAL 1190X148

General Braga Netto diz que intervenção na segurança pública do Rio alcançou os objetivos

Em solenidade de encerramento da Intervenção no Estado, Braga Netto destaca os avanços na reestruturação dos órgãos de segurança

Por Cláudio Rangel em 27/12/2018 às 12:03:06

Intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro durou dez meses (Foto: Cláudio Rangel)

O Gabinete de Intervenção Federal (GIF) realizou na manhã desta quinta-feira (27) solenidade de encerramento do período de intervenção federal na segurança pública do estado do Rio de Janeiro. O evento foi realizado no Palácio Duque de Caxias e, para o interventor general Braga Netto, os objetivos foram alcançados.

A intervenção Federal na Segurança Pública foi instituída por decreto do presidente Michel Temer em 16 de fevereiro. O general Braga Netto disse que naquele momento o estado atravessava um período de crise ética, política, e econômica. Lembrou ainda a prisão de antigos chefes do Legislativo e do Executivo, além de quase a totalidade dos membros do Tribunal de Contas do Estado:

“Os índices de desemprego estavam elevados e os salários do funcionalismo público atrasados. A grave situação se refletiu nos órgãos de segurança pública, levando ao sucateamento de seu equipamento e a desmotivação para o trabalho”, disse o  interventor federal, general Braga Netto.

O interventor destacou o resultado da Intervenção no campo operacional, com a integração dos sistemas de inteligência das polícias Civil e Militar, que passaram a atuar em conjunto contra o crime. Destacou também a valorização dos integrantes das forças de segurança.

Outra realização foi a aquisição de novos equipamentos de perícia técnica, viaturas, armamentos, munições, material equivalente a mais de quatro anos de investimento na segurança pública do Estado. Para Braga Netto, a intervenção atingiu os objetivos:

“Após dez  meses de trabalho, atingimos todos os objetivos propostos de recuperar a capacidade operativa dos órgãos de segurança pública e baixar os índices de criminalidade. Temos a convicção de que trilhamos um caminho difícil e incerto, mas cumprimos a missão”, disse o general.

Na ocasião, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro concedeu a medalha Tiradentes ao general Braga Netto e ao general Richard Nunes, secretário de Segurança Pública do Estado.

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, levou um depoimento gravado do presidente Michel Temer, que apresentou problemas técnicos e não pode ser ouvido na íntegra. O governador em exercício, Francisco Dornelles, em breve discurso elogiou a intervenção e destacou o apoio popular a intervenção na segurança pública.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.