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Gestor de negócios dá dicas para quem quer empreender em 2019

Para Márcio Cerbella, pensar "fora da caixa" é fundamental

Por Gabriel Gontijo em 27/12/2018 às 17:16:52

Foto: Pixabay

Sempre quando um novo ano se aproxima, muitos prometem mudar de vida. Dentre os que realmente desejam transfirmar algo, há quem projete uma alteração profissional. E também existe neste grupo aqueles que encaram a virada do ano para investirem ou criarem o próprio negócio. 

Desde que a crise estourou no país, muitos empreendedores ainda encontram muitas dificuldades para que seus negócios continuem de pé. E em lugares onde o impacto negativo econômico se faz mais forte, pensar "fora da caixa" pode ser a saída.

Em conversa com o "Portal Eu, Rio!", o gestor de negócios Márcio Cerbella afirmou que inovar é essencial para sobreviver ao impacto e crises que se instauram constantemente no país. Ele aproveitou para orientar quem deseja criar um projeto em 2019

"O modelo ideal é aquele que se adequa ao dono. Uma ótima ferramenta para ajudar na construção desse modelo é o CANVAS (quadro do modelo de negócio), que permite um desenho dinâmico do negócio e convida a inovação em cada uma de suas etapas, dos seus nove blocos destaco dois: público alvo e proposta de valor. Dica certa para promover o negócio é saber se as pessoas precisam do que será entregue, se estão dispostas a pagar por isso e como encontrá-los. Conhecer quem é o cliente e quais são os valores que ele necessita, permite a construção de um planejamento certeiro. Mas é importante não confundir valor com preço, valores são as necessidades ou preferências pessoais dos clientes, preço inclusive, pode ser um entre muitos valores de um determinado indivíduo", recomendou.

Mapeamento antes de empreender é importante

Outra coisa que Cerbella orienta é que o possível empreendedor faça uma "pesquisa de mercado, combinada ao estudo de viabilidade técnica e comercial da futura empresa". Para o gestor, isso "permitirá escolhas adequadas e a criação de um modelo de negócio capaz de permitir a entrada de um novo, até mesmo em um ramo em que outros empresários já estejam estabelecidos". Para reforçar sua ideia, ele deu o seguinte exemplo:

"Imagine duas fábricas de bolo vizinhas. Se as duas fizerem exatamente o mesmo tipo de bolo, concorrendo apenas com o preço, as duas estarão caminhando para o prejuízo, no entanto uma pode ser especialista em bolos rápidos e saborosos e a outra em design e estilo para festas, que no entanto são um pouco mais demorados, mais caros, mas igualmente saborosos. As duas fábricas no último exemplo, apesar de serem do mesmo ramo, provavelmente estarão economicamente saudáveis por usarem curvas de valor diferenciadas, em outras palavras estarão atendendo necessidades diferentes para públicos distintos", exemplificou.

Criar o próprio negócio não é fácil, mas é possível

Cerbella discorda de quem argumenta que o empreendedorismo não é para todos. Apesar de reconhecer que abrir a própria empresa "não é como ser um jogador de futebol habilidoso, um grande pintor ou escultor", ele também salienta que cursos oferecidos por instituições como o Sebrae, por exemplo, ajudam a dar uma direção até para quem pensa em não empreender.

"Para quem deseja seguir esse caminho uma dica é investir em si mesmo para obter conhecimentos, competências necessárias para tal, investir mais tempo e dinheiro com o antes do que sofrer com as consequências da improvisação", recomendou o gestor de negócios.


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