A Black Friday já está no calendário dos consumidores, lojistas e e-commerces. Em 2021, a data teve faturamento de R$ 5,4 bilhões, um crescimento de 5,9% em relação ao mesmo período de 2020, segundo dados da Neotrust. A mesma instituição projeta novo crescimento em 2022, agora de 9% em relação ao ano passado.
Para sair na frente e se destacar dos concorrentes, Gabrielle Mussi, head de growth da we.digi, consultoria de tecnologia para e-commerce, afirma que o importante é olhar o passado e planejar o futuro. “A Black Friday é uma das grandes datas do varejo e do e-commerce. A concorrência é muito grande, pois o mercado inteiro quer tirar uma fatia dessa grande oportunidade. Nesse período é muito importante analisar o que deu certo durante o ano para não errar”, afirma Gabrielle.
Confira 5 dicas da executiva para os negócios se destacarem da concorrência na Black Friday:
Análise de dados
É importante olhar para trás e identificar o que já deu certo em datas especiais, como Dia das Mães e Namorados. “Agora é hora de ver as estratégias que deram resultados e avaliar o que pode ser aplicado na Black Friday”, explica.
Pesquisa de mercado
Os dados de mercado são essenciais no planejamento para a data: olhar os concorrentes, ver o que os consumidores estão procurando, entre outros.
“O que está em alta? O que seus concorrentes estão fazendo? O que seu público está querendo? Dados de pesquisas são poderosos para conversão em um momento tão oportuno e cheio de gatilhos para os consumidores. Saber se destacar é tão importante quanto o fluxo de mercado. Conheça a necessidade dos clientes e use isso a favor do seu negócio no decorrer de todas as ações”, aconselha Gabrielle.
Design
O visual pode ser um diferencial significativo para impactar nas visitas ao e-commerce e na conversão de vendas. “Aposte em criativos que comuniquem de forma clara e objetiva os pontos da sua promoção. É preciso criar uma linha editorial bem desenhada dentro do plano de ação para que a estratégia inteira se amarre com o visual”, diz Mussi.
Pagamentos
Este será o ano do PIX na Black Friday. Quanto mais opções de pagamentos, melhor para o consumidor, que poderá escolher o melhor para o próprio bolso.
“Quando o cliente tem opções, você quebra automaticamente várias objeções que poderiam surgir durante a jornada de compra. Atenção especial para pagamento em PIX e PIX parcelado, que chegam com força em 2022”, comenta a especialista.
Trocas e devoluções
Com aumento no número de pedidos no e-commerce, vem também o crescimento nas trocas e devoluções. Por isso, os empresários têm que ficar atentos à logística reversa.
“É importante pensar de forma antecipada para evitar dores de cabeça. A Genius Returns, plataforma de automação e gestão de logística reversa, pode ajudar muito o seu negócio nesse momento tão importante da jornada de compra”, completa Gabrielle Mussi.