Autor de um processo contra o jornal em 2011, Jarrod Ramos, 38, é apontado como o homem que atirou contra funcionários da redação do jornal Capital Gazette, em Annapolis, estado americano de Maryland.
O ataque ao jornal, em uma cidade de pouco mais de 38 mil habitantes, e não mais de 50 km de distância da Capital americana, provocou cinco mortes, quatro delas de jornalistas. A polícia local não concluiu o inquérito sobre as motivações do crime, mas Ramos havia postado críticas e ameaças contra o jornal.
Redes sociais, por sinal, parecem no centro dessa trama. O ataque foi informado no Twitter em primeira por Phil Davis, um jornalista do Capital Gazette. O repórter ficou agachado sob a mesa do escritório ao ouvir os primeiros disparos.
"Não há sensação mais aterrorizante do que assistir colegas feridos, enquanto ouve o atirador recarregar a arma". Tuitou o jornalista.
Jarrod Ramos é formado em engenharia da computação e trabalhou para no Instituto de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos por seis anos. Em 2012, Ramos processou o Capital Gazette por publicar um artigo intitulado "Jarrod quer ser seu amigo".
De acordo com o artigo, e por documentos judiciais, Jarrod Ramos assediou uma mulher depois de contatá-la via Facebook. O homem perdeu o caso.
Somente neste ano, 51 jornalistas foram assassinados no mundo. Seis deles nos Estados Unidos. Há também outros 312 jornalistas presos em todo o mundo devido à profissão. Com informações da agência Repórteres Sem Fronteiras.