Na partida de abertura da Copa do Mundo de 2022, o Equador venceu o anfitrião Qatar pelo placar de 2x0, neste domingo (21), no Estádio Al Bayt. Enner Valencia, estrela do time sul-americano, fez os dois gols. Ainda teve um terceiro gol do camisa 13 anulado no VAR por impedimento.
O resultado fez o Equador virar líder momentâneo do grupo A. Vai esperar o confronto entre Holanda e Senegal e torcer num empate entre as duas seleções para ficar com uma chance maior de passar de fase. A próxima rodada vai ser mais complicada, contra a favorita Laranja Mecânica. No lado do Qatar, o 'convidado' da rodada dois da Copa será o Senegal, que perdeu o craque Mané da edição de 2022 por conta de uma lesão.
O jogo
O primeiro tempo foi de soberania equatoriana, isso porque logo no comecinho de jogo, após cobrança de falta, o goleiro Al Sheeb saiu mal, a bola sobrou para Félix Torres que, de bicicleta, deu um passe para Enner Valencia abrir o placar. O VAR, porém, interviu e houve anulação do gol.
Não demorou tanto para que o real primeiro gol da Copa de 2022 acontecesse. Foi aos 16, quando depois de receber um passe em profundidade, Enner Valencia entrou na área e sofreu pênalti. Na cobrança, o próprio atacante foi na maior categoria e, no canto direito, abriu o placar.
A partir do 1x0, o Equador começou a ter mais espaço e focou ainda mais em bolas longas.
Aos 31 minutos, Ángelo Preciado cruzou de primeira para a área, Valencia, de novo ele, cabeceou no cantinho esquerdo e ampliou o placar. 2x0. O Qatar só foi finalizar mesmo aos 32, num chute muito por cima de Ahmed.
Na melhor chance do Qatar no primeiro tempo, Al Heidos tabelou com Afif, que de primeira cruzou para Almoez Ali cabecear. O centroavante, porém, foi mal na 'testada' e mandou para fora.
A segunda etapa foi de menos intensidade que a primeira. O Equador recuou um pouco, mas o Qatar não conseguiu ser mais efetivo.
A primeira chance do segundo tempo foi com Ibarra, ao receber passe em profundidade de Méndez, cortar para o meio e bater colocado. Al Sheeb fez boa defesa.
Aos 40 do segundo tempo, Bassan deu ótimo lançamento do campo de defesa, Muntari bateu de primeira e quase fez um golaço para o Qatar. Seria um candidato a gol da Copa, porém não ocorreu.
FICHA TÉCNICA
QATAR 0 X 2 EQUADOR
Local: Estádio Al Bayt (Qatar)
Gols: Enner Valencia (EQU 16/1T e 31/1T)
Cartões amarelos: Al Sheeb (QAT 14/1T), Almoez Ali (QAT 22/1T), Caicedo (EQU 29/1T), Karim Boudiaf (QAT 36/1T), Méndez (EQU 11/2T) e Afif (QAT 33/2T)
Árbitro: Daniele Orsato (Itália)
Auxiliares: Ciro Carbone (Itália) e Alessandro Giallatini (Itália)
VAR: Massimiliano Irrati (ITA)
Qatar: Al Sheeb; Al-Rawi, Khoukhi e Hassan; Pedro Miguel, Karim Boudiaf, Hatem e Ahmed; Al heidos (Al Bayati 25/2T), Afif e Almoez Ali (Muntari 26/2T).
Equador: Galíndez; Ángelo Preciado, Félix Torres, Piero Hincapié e Pervis Estupinán; Gonzalo Plata, Méndez, Moisés Caicedo (Alan Franco 45/2T) e Romario Ibarra (Sarmiento 22/2T); Michael Estrada (Kevin Rodriguez 45/2T) e Enner Valencia (Cifuentes 31/2T).