Mais uma zebra na Copa do Mundo do Catar. O Japão venceu a Alemanha, de virada, pelo placar de 2 a 1. As seleções abriram os confrontos do Grupo E, no estádio Internacional Khalifa, nesta quarta-feira (23), pela manhã no horário de Brasília.
Os alemães dominaram o primeiro tempo e Gündogan abriu o placar aos 32 minutos. Mas brilhou a estrela do técnico japonês com as substituições no segundo tempo. Doan e Asano entraram e viraram o jogo.
No mesmo grupo, Espanha e Costa Rica se enfrentam ainda hoje. Já Alemanha volta a campo no domingo para encarar os espanhóis e o Japão atua no mesmo dia contra os costarriquenhos.
Gündogan abre placar em cobrança de pênalti
A Alemanha foi melhor em todo primeiro tempo. Propondo o jogo e com mais posse de bola. Mas o Japão vinha sendo eficiente na marcação e até nos contra-ataques. Tanto que chegou a balançar as redes aos 10 minutos de jogo. Maeda quase abriu o placar, mas estava em posição irregular e o gol foi anulado.
Aos 30 minutos, num ótimo lançamento de Kimmich para Raum, dentro da área, o jogador alemão foi derrubado pelo goleiro Gonda. Com o auxílio do VAR, o pênalti foi marcado e cobrado, dois minutos depois, com precisão pelo volante Gündogan. 1 a 0 Alemanha.
Aos 48, a seleção alemã podia ter ampliado com gol de Havertz, mas o lance foi revisado e também invalidado por impedimento.
Japão vira no segundo tempo
Na etapa complementar o jogo virou literalmente. As substituições do técnico Hajime fizeram a diferença. Entraram Mitoma, Asano, Doan, Minamino e Tomiyasu. Saíram Negatomo, Maeda, Tanaka, Sakai e Kubo. E o Japão cresceu no jogo.
Aos 29 minutos, Doan empatou a partida e Neuer nada pode fazer. Alias, os dois goleiros fizeram sua parte com grandes defesas. Mas a força asiática estufou as redes após rebote do goleiro alemão e empatou o confronto.
De forma surpreendente ainda tinha mais para acontecer. Aos 37, Asana virou o jogo, dominando na entrada da área e superando o capitão adversário. 2 a 1, placar final em mais uma zebra no Catar.
FICHA TÉCNICA
ALEMANHA 1 X 2 JAPÃO
Local: Estádio Internacional Khalifa – Doha
Gol: Gündogan (32/1T); Doan (29/2T), Asana (37/2T)
Alemanha: Neuer; Schlotterbeck, Sule, Rudiger e Raum; Kimmich, Gundogan (Giretzka), Gnabry (Moukoko), Musiala (Gotze) e Muller; Havertz (Fullkrug). Técnico: Hansi Flick.
Japão: Gonda; Sakai (Minamino), Itakura, Yoshida e Nagatomo (Mitomo); Tanaka (Doan), Endo e Kamada; Ito, Kubo (Tomiyasu) e Maeda (Asano). Técnico: Hajime Moriyasu.