TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Braço do Comando Vermelho no Acre contava até com participação de policial da tropa de elite

Por Mario Hugo Monken em 28/12/2018 às 15:31:41

Uma operação da Polícia Civil e do Ministério Público desarticulou um braço da facção criminosa Comando Vermelho (CV) no Acre, na última quinta-feira (27). 

Ao todo, 18 pessoas foram presas entre elas um tenente do Batalhão de Operações Especiais (Bope) que teria estreita ligação com um dos líderes da organização no Estado. 

A operação foi batizada de Sicário, em cumprimento de 22 mandados de busca e apreensão e 23 mandados de prisão em desfavor de membros da facção.

A investigação durou cerca de sete meses e levantou o envolvimento de pessoas ligadas ao cometimento de diversos crimes como organização criminosa, tráfico de drogas, homicídios, corrupção, prevaricação e outros crimes contra a administração pública.

A execução dos mandados ocorreu em vários bairros de Rio Branco e em mais três municípios: Cruzeiro do Sul, Plácido de Castro e Acrelândia.

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos quatro armas de fogo, drogas, munições, cadernos de anotações, munições de calibres diversos e aparelhos celulares, que serão remetidos a perícia criminal.

Segundo reportagens da imprensa local, o policial do Bope cumpriria ordens repassadas pelo líder da facção com a intenção de resguardar a segurança das localidades consideradas como territórios do CV, protegendo os bairros tanto de ataques de grupos rivais, como o Bonde dos 13,  quanto de abordagens de outros policiais na região. A suposta influência do militar era tão grande que seu nome foi utilizado para evitar abordagens contundentes em pontos de interesse do CV.

Segundo a imprensa acreana, até valores para abastecer carros usados por membros do CV teriam sido arrecadados de quantias disponibilizadas para abastecer viaturas policiais. 

O tenente do Bope é suspeito também de arrecadar armas de grosso calibre, munições e altas quantidades de drogas apreendidas com a finalidade de desviar boa parte delas para que fossem utilizadas pelo CV.

O nome da operação, “Sicário”, tem significado de sanguinário, assassino pago, malfeitor, facínora, fazendo alusão ao modelo de operação de membros da organização criminosa que agiam dessa forma.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.