TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Voz poética de eu-lírico negro em e-book gratuito marca mês da consciência negra

Clipe-poema da obra "Marcos e Marcos" expõe a visão de um preto como protagonista da história

Por Portal Eu, Rio! em 24/11/2022 às 06:00:00

Foto: Divulgação

Neste mês dedicado à consciência negra, data que foi celebrada em 20 de novembro, o e-book gratuito "Marcos e Marcos", de autoria dos poetas Victor Meirelles e Marcos Peu, ganha destaque como um alerta sobre a discriminação racial no Brasil, expondo a visão de um preto como protagonista da história, reverberando a voz poética de um eu-lírico negro.

"Essa é uma obra que possibilitou um descrever poético de uma trajetória de décadas de experiência de vida preta em séculos de história de silenciamento e racismo. Inspirado na Escrevivência de Conceição Evaristo, poemas de Sérgio Vaz, Ricardo Aleixo, Mano Brown e tantos outros que nos conscientizam da possibilidade de estar no lugar de protagonismo, de escrever, escurecer a história pelas nossas mãos. E nesse mês ter a obra circulando como um corpo que anda na multidão é poder ver outro de nós se conscientizando", diz o poeta carioca Victor Meirelles. "Marcos e Marcos tem muito pouco do 'Eu'. Diria que é tudo 'Nosso', do preto que há em cada um de nós", completa o poeta Marcos Peu.

Lançado com o apoio da produtora Arte Faz Parte, Arte Educação e Negócios de Impacto Social, o e-book pode ser obtido através do link https://bit.ly/3Tu3UAk, também disponível na bio do instagram @artefazparteproducoes.

"O prêmio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Theatro Municipal do Rio de Janeiro possibilitou a produção do e-book e que ele pudesse ser distribuído sem custo para todo o país e, quem sabe, o mundo. Dessa forma vamos vivendo e convivendo poeticamente no coração e mente do público promovendo micro transformação numa realidade negra de um ser protagonista", destaca Victor Meirelles. Esse mês também foi lançado o segundo clipe poema da obra no canal do YouTube Arte Faz Parte Arte e Educação (https://bit.ly/3D8M6W7), que conta com direção de Alexandre Maia, interpretação e co-direção de Victor Meirelles, direção musical de Wanderson Lemos e produção de Alessandra Carvalho.

"Num mundo cada vez mais visual e digital percorrido pelas redes sociais, o clipe-poema é uma maneira de trazer a literatura em sua forma de poema para essa linguagem contemporânea, unindo cinema e música na popularização, divulgação e promoção do livro e leitura. É uma nova forma de degustar o livro Marcos e Marcos, agora no YouTube", explica Meirelles. A Produtora Arte Faz Parte fará ainda um papo literário sobre o e-book na Escola Paiva Neto, em Del Castilho, na Zona Norte do Rio, na próxima quarta-feira (30), às 13h, onde serão distribuídos livros para alunos da instituição.

Serviço

Distribuição gratuita do e-book Marcos e Marcos no link https://bit.ly/3Tu3UAk,também disponível na bio do instagram @artefazparteproducoes.

Papo literário sobre o e-book na Escola Paiva Neto, em Del Castilho, na Zona Norte do Rio, na quarta-feira (30), às 13h, com distribuição de livros para alunos da instituição.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.