A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) montou um esquema especial para o Réveillon 2019 na Praia de Copacabana. Neste ano, serão 1.774 guardas sendo que 616 devem monitorar o trânsito. A quantidade do contingente representa um aumento de 67% em relação à virada de ano de 2018. O efetivo também vai atuar em turnos, das 7h do dia 31 de dezembro até as 19h do dia um de janeiro.
Eles vão trabalhar no patrulhamento em geral, nas ações de ordenamento urbano, na fiscalização do trânsito, no programa Lixo Zero e na coibição de pequenos delitos. Além disso, as equipes estarão utilizando instrumentos de menor potencial ofensivo, como os dispositivos elétricos incapacitantes, ou as pistolas de eletrochoque, que foram adquiridas em outubro como mais um item de segurança para os guardas.
A organização do esquema conta com o apoio de 122 viaturas, 376 rádios de transmissão e de smartphones para facilitar a comunicação entre as equipes de patrulhamento na orla, nas ruas internas do bairro e no Centro de Comando e Controle Móvel que vai ficar estacionado na Avenida Atlântica, na esquina com a Rua República do Peru, ligado ao Núcleo de Videopatrulhamento e com acesso às câmeras da prefeitura. O Centro de Comando e Controle Móvel contará ainda com um guarda bilíngue do Grupamento de Apoio ao Turista (GAT), para suporte e auxílio a turistas estrangeiros.
De acordo com a GM, o Grupamento de Cães de Guarda (GCG) no entorno das estações do metrô Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde, apoiarão o público que deve circular pelo local. Eles realizarão ações preventivas com foco na promoção da sensação de segurança.
Cinco tendas operacionais, localizadas na altura da Avenida Princesa Isabel, ruas Rodolfo Dantas, Paula Freitas e Santa Clara, e em frente ao Posto 2, pretendem dar suporte ao Grupamento Especial de Praia (GEP) que atuará na faixa de areia. Para facilitar o reencontro de crianças perdidas com os pais e responsáveis, os guardas municipais distribuirão pulseiras de identificação nas tendas do GEP, no Centro de Comando e Controle Móvel.
As ações da GM-Rio serão integradas com as forças policiais, por meio do programa Rio+Seguro, que funciona a um ano, associando planejamento, inteligência e tecnologia na prevenção à desordem urbana e aos pequenos delitos no bairro de Copacabana. Durante o Réveillon, os agentes da GM-Rio e da Polícia Militar continuarão trabalhando em ações conjuntas e no compartilhamento de informações com o intuito de promover a segurança.
Trânsito
Do total do efetivo, 616 guardas contribuirão exclusivamente no controle e na fiscalização do trânsito. Seguindo um planejamento feito pela CET-Rio, as equipes da Subdiretoria Técnica de Trânsito farão a implantação e o monitoramento dos pontos de bloqueio nos bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon, Flamengo, Botafogo e Lagoa..
Esses guardas também ficarão responsáveis pela implantação da pista reversível da Avenida Atlântica, a fiscalização da proibição de estacionamento na Avenida Nossa Senhora de Copacabana e o monitoramento das estações do metrô.
Para realizar as ações de trânsito, as equipes terão o suporte de rádios transmissores e smartphones para o contato direto com o Centro de Operações (COR), permitindo a comunicação imediata em situações de emergência ou em relação a mudanças de sinalização, priorizando a fluidez e a escoação do público até o fim do evento.