O produtor executivo norte-americano Cort Lane chegou ao Brasil para realizar uma oficina de animação gratuita para 30 jovens, estudantes de animação e realizadores iniciantes na Rocinha. As oficinas nesta segunda-feira (28), das 9 às 12 horas, na Biblioteca Parque da Rocinha (Estrada da Gávea, 454 - Rocinha). Um coffee break de abertura das atividades será oferecido ao público e uma van será disponibilizada da estação do metrô São Conrado até a Biblioteca, de forma gratuita, com limites de vagas. As inscrições podem ser feitas pelo QR Code ou pelo link http://quitutesebatuques.com
Durante a oficina, Cort Lane conduzirá uma série de atividades, como apresentação de conceitos de diversidade e inclusão em audiovisual e informações sobre processos de realização de animação. Cada participante poderá apresentar uma proposta de projeto e as três melhores serão escolhidas para serem desenvolvidas em projetos de animação, com consultoria de Cort, e serão produzidas com apoio da organização Nix Diversidade em parceria com o Festival de Animação de Lisboa - MONSTRA, no qual as animações serão exibidas. Os demais participantes que não tiveram suas ideias escolhidas poderão se envolver e integrar a equipe dos projetos selecionados. Todos receberão um certificado de participação.
A atividade faz parte da quinta edição do festival Quitutes & Batuques, que promove o intercâmbio criativo e cultural, selecionando artistas e profissionais internacionais para realizar oficinas e performances em comunidades brasileiras. Esta edição, que acontece entre 28 de novembro e 10 de dezembro, será realizada no Rio de Janeiro, com ações que celebram a diversidade por meio da cultura.
Além da oficina, Cort Lane exibirá durante o festival o documentário “No Straight Lines: The Rise of Queer Comics”, que também assina como produtor executivo. O longa, que estreou no Tribeca Film Festival e ganhou o Grande Prêmio do Júri no Outfest, acompanha cinco cartunistas que refletem em seu trabalho a vida de pessoas LGBTQIA+ de forma inteligente e sem censura.
Lane atuou durante 12 anos na Marvel Entertainment, onde assinou séries de animação de heróis como Homem-Aranha, Guardiões da Galáxia, Hulk e X-Men, entre muitos outros. Atualmente, é VP de conteúdo na eOne, braço de entretenimento da Hasbro, supervisionando as animações de Meu Querido Pônei. Por seu trabalho, já foi reconhecido com indicações ao Emmy e ao NAACP Image Award. Além disso, faz parte do Conselho Consultivo para Crianças e Famílias da organização GLAAD, voltada à inclusão de pessoas LGBTQIA+.