O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) fez hoje (29) uma operação - em parceria com a Polícia Federal (PF) - para cumprir 26 mandados de prisão contra suspeitos de envolvimento com jogos de azar. A Operação Fim da Linha também cumpriu 57 mandados de busca e apreensão.Dez pessoas foram presas, a maioria na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
O bicheiro Bernardo Bello é o principal alvo. Bello é ex-presidente da escola de samba Unidos da Vila Isabel e considerado um dos chefes da contravenção no Rio de Janeiro. Um dos procurados é Marcelo Simões Mesqueu, o Marcelo Cupim.
Entre os mandados de busca e apreensão, quatro foram cumpridos em endereços de oficiais da Polícia Militar, entre eles o ex-secretário estadual de Polícia Militar do Rio, Rogério Figueiredo de Lacerda. Um policial militar e um policial penal foram presos.
Durante as investigações, o MPRJ identificou que o grupo atuava na exploração de bingos clandestinos no Rio, com a conivência de policiais militares. Segundo o MPRJ, o grupo criminoso é acusado de fraudar resultados de jogos, corromper agentes públicos e usar a violência para consolidar sua atuação. Há prática de organização criminosa, corrupção e lavagem de dinheiro.
Foram identificados três núcleos da organização criminosa, cada um agindo em uma área da cidade: Copacabana, na zona sul, Saens Peña, na Tijuca, e Cascadura, na zona norte.