Embora com time reserva, a França foi mal e perdeu para a Tunísia pelo placar de 1x0. Khazri foi o autor do gol histórico nesta quarta (30), no Estádio Cidade da Educação, já que é a primeira vez que a seleção africana vence o embate entre os dois. Os franceses ainda tiveram um gol anulado no final do jogo, com Griezmann. Mesmo com o resultado, a Tunísia termina a fase de grupos sem se classificar para às oitavas. A Austrália ficou com o segundo lugar. Os Les Bleus, mesmo derrotados, seguem em primeiro do grupo D.
Se Deschamps queria analisar alguma coisa do elenco reserva da Seleção, viu que, ao menos, a mentalidade precisa ser mudada. O time esteve calmo até demais na maior parte do tempo e isso pode influenciar nas oitavas. O tempo é curto para isso, já que a fase de grupos acaba sexta feira. Mesmo assim, os titulares parecem preparados para enfrentar a segunda colocada do grupo C, que ainda não está definido. É possível ter uma reedição de França x Argentina.
O jogo
O primeiro tempo foi de uma França reclusa, deixando o adversário jogar. A Tunísia foi dona do jogo na maior parte do tempo e teve as melhores oportunidades.
Essas chances começaram aos 8, em cobrança de falta de Khazri que Ghandri, num toque de primeira, acertou firme o meio do gol. Os tunisianos comemoraram, mas o assistente marcou impedimento. Pouco depois, o camisa 10 quase fez um gol olímpico.
A França revidou com Fofana, que num contra ataque achou Coman entrando na área, tocou, mas o ponta errou o domínio; a bola escapou um pouco e o atleta finalizou para fora.
Dos goleiros, só Mandanda foi exigido no primeiro tempo ao espalmar de forma estranha uma 'fatiada' de Khazri.
O craque da seleção africana não foi tão falado à toa, já que foi o nome do jogo. Vinha bem e saiu dele o gol da esperança tunisiana: após roubada do Skhiri, Khazri conduziu a bola desde o meio de campo, entrou na área e, num leve toque, tirou do goleiro e abriu o placar. Os jogadores franceses reclamaram de falta em Fofana, mas o juiz não deu. 1x0.
Com a entrada dos titulares, os Les Bleus melhoraram, quase empataram com Mbappe, que seria um golaço com direito a caneta e tudo.
No teórico último lance do jogo, Tchouaméni cruzou para a área, Talbi afastou mal e, de primeira, Griezmann bateu firme para empatar o jogo. O juiz apitou o fim, ouviu do VAR que o lance precisava ser revisado e anulou o empate por impedimento. Com isso, a partida voltou a acontecer por alguns segundos.
A Tunísia nadou pela classificação, mas morreu na praia por conta da vitória da Austrália no outro confronto do grupo.
FICHA TÉCNICA
TUNÍSIA 1 X 0 FRANÇA
Local: Estádio Cidade da Educação
Gols: Khazri (TUN 12/2T)
Cartões amarelos: Kechrida (TUN 27/1T)
Árbitro: Matt Conger (Nova Zelândia)
Auxiliares: Mark Rule (Nova Zelândia) e Tevita Makasini (Tonga)
VAR: Abdulla Al-Marri (Catar)
Tunísia: Dahmen; Meriah, Ghandri e Talbi; Kechrida, Skhiri, Laïdouni e Maâloul; Slimane (Ali Abdi 38/2T) e Romdhane (Chaaleli 29/2T); Khazri (Jebali 14/2T).
França: Mandanda; Disasi, Varane (Saliba 18/2T), Konaté e Camavinga; Tchouaméni, Fofana (Griezmann 28/2T), Veretout (Rabiot 18/2T) e Guendouzi (Dembélé 44/2T); Coman (Mbappe 18/2T) e Kolo Muani.