Em festas de final de ano é comum a presença de pratos variados, reunindo famílias em torno da mesa. Diante de várias opções para se deliciar, fica difícil evitar os exageros diante de mesas repletas de alimentos que enchem os olhos. A nutricionista Caroline Malcher conversou com o Portal Eu,Rio e deu dicas para apreciar a noite sem peso na consciência e conseguir se manter saudável.
Principalmente para aqueles que exageraram na ceia de Natal e estão temendo a próxima mesa farta, Caroline explica que é possível substituir por alimentos mais leves. Recomenda substituir as carnes gordurosas por carnes mais leves, como por exemplo, peixes assados ou cozidos. Lembra também que estamos na época de frutas que podem ser inseridas no cardápio.
"Dezembro é uma época ótima para as frutas e a variedade é enorme. Opte por uma maior quantidade de fibras, ou seja, uma boa salada com frutas, legumes e hortaliças frescas, que é uma boa opção", sugere.
Quanto aos deliciosos pratos doces, é preciso evitar os exageros. "Sobremesas como rabanadas, pavês, tortas, doces, podem ser substituídas por sorvetes de frutas, saladas de frutas, acrescentando granola", indica a nutricionista.
Ela alerta quanto ao cuidado que temos que ter em relação a certos alimentos. "Evite as caldas, pois são ricas em glicose, principalmente para aqueles que estão fazendo dieta", explica.
Para as bebidas é preciso ter moderação e cuidados ao ingerir. "Durante a ceia, procure evitar a ingestão de refrigerantes e bebidas alcoólicas, realize a refeição de modo moderado e sem repetição. Quando montar o prato, diminua a quantidade de carboidrato, acrescente um pouco de proteína e abuse nas hortaliças", indica.
Como dica final, a nutricionista orienta para o último dia do ano fazer refeições leves e com moderação. "Guarde as calorias para mais tarde e não pule nenhuma refeição", aconselha a nutricionista.