TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Brasil elege novo presidente da República

Atentado sofrido por Bolsonaro antes da eleição, prisão de Lula, Copa do Mundo, assassinato da vereadora Marielle, além de tragédias também foram destaques do ano.

Por Claudia Brito de Albuquerque e Sá, Claudio Rangel, Kaio Serra, Leonardo Pimenta em 31/12/2018 às 10:00:00

Janeiro

No primeiro dia do ano teve início uma rebelião no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia por causa de uma rixa entre membros de grupos rivais. O confronto resultou em nove presos mortos, 14 feridos e 242 fugas, alguns recapturados. Outros dois motins aconteceram nos dias 4 e 5, mas não houve mortos ou feridos.

Uma das primeiras controvérsias no mundo da política nacional foi a nomeação da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), no dia 4 de janeiro, como ministra do Trabalho, e a rápida suspensão da sua posse quando veio a público que a deputada foi condenada a pagar uma dívida trabalhista ao ex-motorista em 2016. O caso passou pelo Supremo Tribunal da Justiça, que decidiu pela liberação da posse no dia 20, e foi parar no Supremo Tribunal Federal, que suspendeu a posse dois dias depois.

O escritor e jornalista Carlos Heitor Cony morreu aos 91 anos, por falência múltipla dos órgãos. Nascido no Rio de Janeiro em 1926, publicou seu primeiro romance e iniciou a carreira de jornalista nos Anos 50 e também foi preso pela ditadura militar. Afirmando sentir-se mais à vontade como escritor, ele era cronista da "Folha de São Paulo" e comentarista da Rádio CBN.

Em sua primeira viagem ao Chile desde que assumiu o papado, em 2013, o Papa Francisco pediu perdão às vítimas de abusos sexuais cometidos por integrantes do clero chileno. "Não posso deixar de manifestar a dor e a vergonha que sinto perante o dano irreparável causado às crianças por integrantes da Igreja", disse em evento com autoridades. O papa celebrou missa para 400 mil pessoas.

Lula é condenado a 12 anos e de prisão - Nunca na história deste país?

Em decisão unânime, os três desembargadores do TRF4 condenam Lula e aumentam sua pena de 9 anos e meio para 12 anos de prisão. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex em Guarujá.

Fevereiro

O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, cedeu à pressão do seu próprio partido e renunciou ao cargo. O político comandava o país desde 2009 e enfrentava uma série de acusações de corrupção. Com a saída de Zuma, o poder passou para o vice-presidente do país, Cyril Ramaphosa, líder de uma facção rival no Congresso Nacional Africano.

Os chamados "Jogos da Paz" chegaram ao fim, em Pyeongchang. Desde o início, o evento foi ofuscado pela aproximação política entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul. A cerimônia de encerramento ocorreu no estádio de Pyeongchang, diante de 35 mil pessoas, e teve a presença de uma delegação da Coreia do Norte. Os EUA foram representados por Ivanka Trump, filha do presidente Donald Trump.

Início da intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro - Medida extrema

Depois de uma onda de violência sem precedentes no Estado do Rio de Janeiro, o presidente Michel Temer assina o decreto que prevê a intervenção federal na segurança pública.

Temer anunciou o General de Exército Walter Souza Braga Netto como interventor, assumindo o comando da Secretaria de Segurança, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e do sistema carcerário no estado do Rio.

Válida até 31 de dezembro de 2018, a medida apresentou efeitos, como redução nos homicídios, assaltos e furtos, além do aumento na sensação de segurança dos fluminenses.

Março

Temer é incluído no inquérito da Lava Jato - Propina, Propina. Olha a propina!

No dia 02 de março, o Ministro Edson Fachin, do STF, autorizou a inclusão do Presidente da República, Michel Temer, no inquérito da Lava Jato que investiga os ministros de estado Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria Geral).

A inclusão foi baseada em investigações da Polícia Federal, além de documentos apreendidos na sede da Odebrecht, e a delação do ex-diretor da Odebrecht Cláudio Melo Filho.

Marielle Franco é assassinada a tiros no Rio de Janeiro - Marielle Vive

Na noite do dia 14 de março, a vereadora Marielle Franco, do PSOL, e seu motorista, Anderson Gomes, foram assassinados a tiros no Bairro do Estácio, região central do Rio. A perícia identificou ao menos nove disparos contra o veículo, todos na direção da vereadora, que estava no banco de trás. Marielle foi atingida por ao menos quatro tiros e morreu na hora. O motorista Anderson Pedro M. Gomes, 39, também foi atingido pelos disparos e morreu no local.

A polícia trabalha com a hipótese de execução por causas políticas, já que a vereadora exercia atividades dentro de áreas comandadas por milícias.

Apagão atinge regiões Norte e Nordeste do Brasil - Bem vindos a 2002

Um erro humano durante a manipulação de um disjuntor na Usina de Belo Monte, deixou 70 milhões de pessoas sem luz por mais de 5 horas no dia 21. O apagão deixou 14 estados do Norte e do Nordeste sem luz e teve reflexos em outras regiões, com cortes isolados para reequilibrar a frequência da rede de transmissão.

O físico britânico Stephen Hawking morreu aos 76 anos, em sua casa em Cambridge, informou sua família em comunicado. O cientista, conhecido por seu trabalho na área da relatividade, é autor de grande parte das descobertas da astrofísica moderna, como a nova teoria do espaço-tempo e a radiação dos buracos negros. Ele sofria de esclerose lateral amiotrófica (ELA) desde os 21 anos.

Vladimir Putin conquistou com ampla maioria mais um mandato presidencial. No poder desde 1999, o mandatário poderá ficar no poder até 2024.

A ativista Malala Yousafzai retornou com sua família à cidade natal pela primeira vez desde 2012. À época com 15 anos, ela foi baleada na cabeça por um terrorista do Talibã, por defender educação para meninas. Atualmente mora no Reino Unido. Malala chegou a Mingora, no norte do Paquistão, num helicóptero fornecido pelo Exército, em meio a forte esquema de segurança.

Abril

Terremoto é sentido no Brasil. De acordo com Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o abalo foi reflexo de um terremoto de magnitude 6,8 ocorrido na Bolívia. No Brasil, tremores foram sentidos nas cidades de Santos (SP), em Marília (SP), em São Carlos (SP), em Araxá (MG), em Belo Horizonte (MG), em Uberlândia (MG) e em São Paulo. Além dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em Brasília, edifícios chegaram a ser esvaziados.

Prisão do Ex-presidente Lula - Nunca na história deste país...2

Na tarde de quinta-feira, dia 05 de abril, o juiz federal Sérgio Moro decretou a prisão de Luis Inicial Lula da Silva. O petista foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex do Guarujá (SP).

Lula é o primeiro ex presidente da história do Brasil a ser preso. Em razão do cargo que Lula ocupou (de presidente da República), Moro determinou que Lula ficasse em uma sala especial na sede da PF no Paraná e que não seja algemado.

Maio


Um incêndio levou ao desabamento de um prédio de 24 andares invadido no centro de São Paulo, provocou pânico em moradores e vizinhos e expôs a falta de controle de órgãos públicos sobre a segurança de imóveis ocupados por sem-teto.

O edifício Wilton Paes de Almeida, no largo do Paissandu, foi engolido pelo fogo na madrugada do dia primeiro, após uma explosão no 5º andar. Oito pessoas morreram, destas, 4 nunca tiveram seus corpos encontrados.

Greve dos caminhoneiros. A greve foi causada pelo aumento nos preços dos combustíveis, aumento nos impostos e valor dos pedágios pelo país. Paralisação durou 11 dias, bloqueou estradas, causou desabastecimento e prejuízo em vários setores. Caminhoneiros tiveram demandas atendidas, e o presidente da Petrobras, Pedro Parente, pediu demissão.

Julho

Seleção Brasileira de Futebol vence México e passa para as quartas de final na Copa da Rússia.

Meninos e técnicos presos em caverna na Tailândia são encontrados.

O empresário Eike Batista é condenado a 30 anos de prisão em regime fechado. Ele foi julgado por corrupção ativa e lavagem de dinheiro. O crime envolve o ex-governador Sérgio Cabral (MDB). Apesar da condenação, Eike foi colocado em prisão domiciliar; Surto de sarampo em Roraima chega a Amazonas;

Balsa naufraga na Indonésia e 31 pessoas morrem; Contas de luz ficam mais caras devido a baixa do nível dos reservatórios;

Ministro do Trabalho, Helton Yomura (PTB) é afastado do cargo pelo STF e pede demissão; Embraer e Boing anunciam sociedade na aviação comercial;

O desembargador Rogério Favreto decide soltar o ex-residente Lula. A decisão contrariou juízes de 1ª instância. O fato expôs a divisão no Poder Judiciário e envolveu o juiz Sérgio Moro, o relator da Lava Jato no TRF-4 e o presidente do Tribunal. Lula continuou preso.

Oito meninos são retirados da caverna, na Tailândia; Fortes chuvas deixam 124 mortos no Japão;

Os 12 meninos de uma equipe de futebol da Tailândia e seu treinador, presos por mais de duas semanas em uma caverna, foram todos libertados com vida. O resgate foi acompanhado mundialmente.

STJ rejeita 143 pedidos de habeas corpus para Lula. Lula é absolvido em processo que o acusa de obstrução da Justiça. Ele tinha sido acusado de comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró. Outros seis acusados também foram absolvidos.

Os 12 rapazes integrantes dos "Javalis Selvagens", um time de futebol que ficaram presos em uma caverna na Tailândia com o seu técnico recebem alta e dão suas primeiras declarações à imprensa. Um dos garotos disse que tentava não pensar em comida para não ficar com mais fome durante os nove dias que ficaram incomunicáveis.

Ao contrário das conclusões do serviço de inteligência dos EUA, Donald Trump volta a negar que houve interferência da Rússia nas eleições que o tornaram presidente do país, em 2016. Posição reforçada por Vladimir Putin em entrevista à Imprensa.

França derrota a Croácia e se torna bicampeã mundial de Futebol.

O jogador de futebol Mesut Özil anuncia que não pretende defender a seleção alemã. Em um comunicado emitido pelo atleta, Özil reclamou de ser tratado como "bode Expiatório" e de manifestações racistas por causa do fraco desempenho dos alemães na Copa da Rússia.

Polícia Federal indicia 12 suspeitos por desvios de R$ 600 milhões em obras do Rodoanel; FMI reduz para 1,8% previsão de crescimento para o Brasil;

Polícia investiga morte de mulher após procedimento estético; Onda de calor mata 80 no Japão;

Seleção brasileira de futebol perde para a Bélgica por 2 a 1 nas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia; Renato Augusto marcou para os brasileiros, enquanto que Fernandinho, contra, e Kevin De Bruyne marcaram para os belgas.

Localidades da América do Sul, Europa, Ásia e Austrália assistem ao mais longo eclipse lunar do século. Também testemunharam o fenômeno "Lua de Sangue", que coincidiu com a aproximação de Marte, a maior em 15 anos. O eclipse foi o mais longo do século 21.

Meio milhão de pessoas participam do Dia do Orgulho LGBT, em Berlim;

Eleições no Zimbabwe - cerca de 5 milhões de eleitores participam da primeira eleição para presidente do Zimbábue após renúncia de Robert Mugabe, em novembro de 2017, depois do golpe do Exército; Ahed Tamimi, adolescente palestina que agrediu soldados israelenses, foi solta depois de passar oito meses na prisão. Ela e sua mãe, que também havia sido presa, foram libertadas e recebidas na Cisjordânia, em sua aldeia natal, Nabi Saleh.

A Alemanha registra o dia mais quente do ano no país, com temperaturas que chegaram aos 39,5º C, em Bemburg. Em Berlim, o excesso de visitantes obrigou as autoridades a fechar as piscinas públicas. As temperaturas alcançaram 36º C; esemprego no Brasil cai de 13,1% a 12,4%

Agosto

PT assina acordo de não agressão com PSB visando anular Ciro Gomes;

Milhares de pessoas participam da Marcha do Orgulho Gay em Jerusalém. Houve confronto entre um grupo extremista anti-gay e a polícia.

Petrobras anuncia lucro de R$ 10.072 bilhões no segundo semestre de 2018. O resultado supera os R$ 316 milhões registrados no mesmo período do ano anterior. É o melhor resultado do período desde 2011.

O pior incêndio florestal da Califórnia destrói 117.639 hectares de terra;

Suzane Von Richtofen deixa o presídio de Tremembé (SP) onde cumpre prisão de 39 anos para comemorar o Dia dos Pais; Senado da Argentina rejeita projeto que pretendia liberar o aborto no país. Milhares de pessoas protestaram, tanto contra quanto a favor, na capital Buenos Aires;

A Monsanto perdeu a primeira das centenas de ações movidas contra a empresa, nos EUA. Ela foi condenada a pagar 289 milhões de dólares a Dewayne Johnson, de 46 anos, que contraiu câncer por exposição a uma herbicida produzida pela empresa.

A NASA lança a sonda Parker Solar Probe do Cabo Canaveral, na Florida, com destino ao Sol. O objetivo é obter informações da coroa solar.

Parte de um viaduto localizado em Genova, na Itália, desabou e provocou dezenas de mortos e feridos. Chovia muito e as autoridades locais acreditam que a ponte tinha problema estrutural.

O governo alemão aprova lei que institui o terceiro gênero. A nova lei que entra em vigor em 2019 considera as pessoas que nascem com sexo indefinido. A sugestão da nova lei foi feita pelo Tribunal Constitucional da Alemanha.

A cantora Aretha Franklin morre vítima de câncer no pâncreas, aos 76 anos. Aretha era considerada a "rainha do soul". Ela conquistou 18 Grammys e 25 discos de ouro. Foi a primeira mulher a entrar para o Hall da Fama do Rock.

O ex-guarda de campo de concentração nazista Jakiv Palij foi deportado pelos EUA. Ele viveu por mais de 40 anos em Nova Iorque e as autoridades norte-americanas o descobriram e o enviaram para a Alemanha. Aos 95 anos, Palij é o último criminoso de guerra investigado pelos EUA.

Ex-advogado de Donald Trump, Michael Cohen, confessa ter comprado o silêncio de duas mulheres a pedido de Trump. O objetivo foi influenciar as eleições dos EUA.

Papa Francisco, em viagem à Irlanda, confessa o fracasso da Igreja em combater os casos de abusos chamado pelo pontífice de "crimes repugnantes". Na Irlanda, 14.500 pessoas declararam serem vítimas de abusos sexuais por padres no país.

O presidente Michel Temer envia forças de segurança a Roraima. O motivo foi a crise migratória de venezuelanos.

Setembro

Fim da missão brasileira no Haiti. Em 13 anos, 37,5 mil militares foram enviados pelo Brasil que liderou militarmente a Missão das Nações Unidas para a Manutenção do Haiti. A Missão foi deflagrada após a renúncia do ex-presidente Jean-Bertrand Aristide. A força brasileira criou a Polícia Nacional haitiana, durante a intervenção.

O furacão Irma causa devastação nas Ilhas do Caribe. Quatro ilhas foram afetadas e dez pessoas morreram por causa do furacão.

o ex-ministro Geddel Lima foi preso pela Polícia Federal. O Ministério Público Federal pediu a sua prisão preventiva após terem sido encontrados mais de 51 milhões de reais em um imóvel em Salvador que teria sido emprestado a ele.

O empresário Joesley Batista, do grupo J&F e o executivo da empresa, Ricardo Saud, se entregaram à Polícia Federal em São Paulo.

O presidente Michel Temer foi denunciado pela segunda vez pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Temer é acusado por obstrução da Justiça e organização criminosa. A ação atribui a Temer a liderança no chamado "quadrilhão do PMDB da Câmara". O presidente também foi acusado de compra de silêncio de investigados em ação que também envolve o empresário Joesley Batista. Batista teve o acordo de delação revogado.

Raquel Dodge toma posse como procuradora-geral da República. Indicada por Temer, ela afirmou durante sua posse que a estabilidade da nação depende da harmonia entre os três poderes.

Trump ameaça destruir a Coreia do norte em discurso na ONU. Ele defendeu a medida como única solução contra as ameaças dos norte-coreanos.

Um terremoto de magnitude 7,1 deixa 200 mortos no México. O fenômeto atingiu centro e capital do país.

As Forças Armadas patrulham as cercanias da favela da Rocinha, com 950 soldados. A medida foi tomada pelo Governo Federal para apoiar a polícia que realizava operações na favela há uma semana. Os tiroteios entre policiais e bandidos causaram pânico.

Relatório do Fórum Econômico Mundial coloca o Brasil na última posição em relação a confiança da população na classe política.

Pesquisa do IBOPE revela que 77% dos brasileiros classificam o governo de Michel Temer de ruim ou péssimo. Desde 1986, é o pior desempenho de um presidente, segundo pesquisas do Instituto.

Incêndio no Museu Nacional - O Brasil chorou

No dia 2 de setembro, um incêndio de grandes proporções atingiu o Museu Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro. Mais antigo do país, o museu tinha cerca de 20 milhões de itens catalogados, mas perdeu cerca de 80% de seu acervo.

Entidades de todas as partes do Mundo enviaram mensagens de apoio. O acervo do museu contava com itens únicos como o crânio de Luci, o ser humano mais antigo das Américas.

Atentado contra Bolsonaro - Tem que ver isso aí, tá ok?

O então candidato à presidência, Jair Bolsonaro, foi esfaqueado durante uma caminhada em Juiz de Fora, em Minas Gerais. Após o atentado, Bolsonaro foi levado em estado grave para a Santa Casa de Juiz de Fora, onde foi submetido a uma cirurgia de colostomia.

O ataque foi cometido por Adélio Bispo de Oliveira, de 40 anos. Adélio foi filiado ao PSOL, e está preso em Minas Gerais.

Outubro

Eleições presidenciais no Brasil

Após sair vitorioso no primeiro turno das eleições presidenciais, Jair Bolsonaro (PSL) enfrentou Fernando Haddad (PT) no segundo turno. Bolsonaro foi eleito 38º presidente da República Federativa do Brasil no dia 28 de outubro, com mais de 55% dos votos válidos.

No Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC) foi eleito Governador do Estado do Rio de Janeiro no segundo turno, derrotando Eduardo Paes (DEM) com 59,87% dos votos válidos.

Novembro

Deslizamento de casas no Morro da Boa Esperança no Bairro de Piratininga, que causou a morte de 15 pessoas e o ferimento de 10

Operação Furna da Onça,deflagrada pela Polícia Federal eum desdobramento da Lava-Jato, prendeu os deputados estaduais André Correa (DEM), Chiquinho da Mangueira (PSC), Coronel Jairo (MDB), Luiz Martins (PDT), Marcelo Simão (PP), Marcos Abrahão (Avante) e Marcus Vinícius "Neskau" (PTB). Os parlamentares foram acusados de utilizar a Alerj para firmar acordos de propina em contratos estaduais e federais. Na Operação, também foram presos o então secretário de governo, Affonso Monnerat, o então presidente do Detran/RJ, Leonardo Silva Jacob, e seu antecessor Vinícius Farah e 6 assessores da Assembleia: Alcione Chaffin Andrade Fabri (Dep. Marcos Abrahão), Daniel Marcos Barbiratto de Almeida (Dep. Luiz Martins), Jorge Luis de Oliveira Fernandes (Dep. Coronel Jairo), José Antonio Wermelinger Machado (Dep. André Correa), Leonardo Mendonça Andrade (Dep. Marcos Abrahão) e Magno Cezar Motta (Dep. Paulo Melo).

O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, é preso 20 dias depois na Operação Lava-Jato, como um dos chefes da organização criminosa formada pelo ex-governador Sérgio Cabral.

Dezembro

Atentado suicida na Catedral de Campinas - Terror na casa de Deus

Na tarde de terça-feira, dia 11 de dezembro, Euler Fernando Grandolpho, de 49 anos, efetuou disparos no interior da Catedral Metropolitana de Campinas, logo após o fim da missa das 12h15. Quatro pessoas morreram no local e uma no Hospital Mário Gatti.

O atirador cometeu suicídio na sequência, após ser baleado na região da costela por um policial militar.

Retirada, por parte dos deputados estaduais, do veto da Lei que impedia a venda da CEDAE. Durante duas semanas, a pauta de votação da ALERJ aos vetos do governador Luiz Fernando Pezão ficou trancada devido ao impasse na votação, que poderia significar a retirada do estado do Regime de Recuperação. Com 41 votos contra o veto a 28, a ALERJ proibiu a venda da CEDAE, mesmo com a intervenção do governador eleito Wilson Witzel. O governador em exercício, Francisco Dornelles, entrou com recurso na justiça e dias depois, por 17 votos a 5, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio derrubou a emenda aprovada pela Assembleia Legislativa.

O presidente eleito Jair Bolsonaro anuncia como ministros: Onyx Lorenzoni (Casa Civil); general Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional); Luiz Henrique Mandetta (Saúde); Ricardo Velez Rodriguez (Educação); Sergio Moro (Justiça); Roberto Campos Neto (Banco Central); Ernesto Araújo (Relações Exteriores); Gustavo Canuto (Desenvolvimento Regional); Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos); general Carlos Santos Cruz (Secretaria de Governo); Tarcísio Freitas (Infraestrutura); general Fernando Azevedo e Silva (Defesa); Bento Costa (Minas e Energia); Marcelo Alvaro Antonio (Turismo); Ricardo Salles (Meio Ambiente); Tereza Cristina (Agricultura); Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União); André Mendonça (Advocacia-Geral da União); Gustavo Bebianno (Secretaria-Geral da Presidência); Paulo Guedes (Economia); Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia) e Osmar Terra (Cidadania).

Na Indonésia, o colapso de um vulcão levou a um devastador tsunamino Estreito de Sunda, causando a destruição de cidades, 400 mortes e a 40 mil pessoas desabrigadas.

Prisão do médium espiritualista João de Deus, acusado por várias mulheres por abuso sexual na Casa de Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia, Goiás.

Em 2018, grandes personalidades, como Charles Aznavour (cantor e compositor), Stan Lee (escritor, produtor e editor de histórias em quadrinhos), George H. W. Bush (ex-presidente dos EUA), Miúcha (cantora e irmã de Chico Buarque) e Mãe Stella de Oxóssi (mãe de santo), morreram.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.