O Brasil está eliminado da Copa do Mundo, mais uma vez, nas quartas de final. A partida desta sexta-feira (09), entre a Seleção Brasileira e a Croácia terminou 0 a 0 no tempo regulamentar, com destaque para o goleiro Livakovic, que fechou o gol. Na prorrogação, Neymar conseguiu abrir o placar com um golaço, mas o Brasil sofreu o empate com um belo gol de Petkovic. Nas cobranças de pênalti, a seleção canarinho perdeu para uma seleção que, desde a Copa passada, vem passando de fases no mundial nas penalidades máximas. Resultado: 4 a 2 para os croatas, que tiveram 100% de aproveitamento. Rodrygo e Marquinhos desperdiçaram suas cobranças.
Como esperado, quem tomou a iniciativa foi o Brasil. Aos quatro minutos, Vini Jr. recebeu a bola pela esquerda, puxou para a entrada da área e bateu colocado de direita, mas saiu fraco e Livakovic defendeu sem problemas.
Por inteiro, a Seleção Brasileira pecou com muitos erros de passe. Casemiro e Militão perderam bolas que resultaram em lances perigosos para a Croácia. Erros primários também no setor ofensivo, que facilitaram a defesa dos croatas, que ficou retrancada durante toda a primeira etapa. Uma partida fria, sem emoções, lenta, por conta do estilo de jogo da Croácia.
Na virada de campo, o Brasil chegou com intensidade ofensiva. Logo com um minuto, Richarlison recebeu o cruzamento rasteiro na área e finalizou desviando na bola, mas o goleiro croata conseguiu bela defesa.
Um minuto depois, Vini Jr. recebeu na esquerda e soltou para Neymar; o camisa 10 virou e bateu travado; na sobra de bola, Vini saiu cara a cara com o goleiro, mas Livakovic fez a defesa.
O goleiro croata foi o destaque do jogo. Aos 20, Neymar tocou forte para Paquetá na grande área, e o camisa 7 brigou com a marcação para sair na frente do gol e finalizar, mas Livakovic fez mais uma defesa milagrosa.
Para decretar a atuação brilhante de Livakovic, ele fez mais uma defesaça. Aos 30, Rodrygo fez boa jogada no meio, tocou para Richarlison, e o camisa nove ajeitou para Neymar, que chutou de esquerda para defesa do paredão croata.
Com ritmo alucinante, nenhuma finalização perigosa ocorreu até o apito final. Dessa forma, o jogo foi para a prorrogação.
No tempo adicional, os brasileiros soltaram o grito de gol que estava engasgado. No único minuto de acréscimo da primeira parte da prorrogação, Neymar tabelou com Rodrygo e Paquetá, driblou o goleiro e chutou tirando de Sosa. Um golaço no estilo Ronaldo Fenômeno.
Só que a alegria durou pouco. Com 11 minutos do segundo tempo da prorrogação, a Seleção Brasileira sofreu o gol de empate. Modric tocou no meio-campo para Vlasic, que abriu o jogo na esquerda com Orsic. O atacante cruzou rasteiro, e Petkovic pegou de primeira, de esquerda. A bola desviou em Marquinhos e tirou Alisson da jogada. Com isso, o jogo foi para os pênaltis.
Com total confiança, a Croácia foi para as cobranças com muita precisão e eliminou o Brasil com 100% de aproveitamento. A seleção canarinho, por sua vez, teve duas cobranças perdidas, uma por Rodrygo e outra por Marquinhos.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 1 X 1 CROÁCIA
PÊNALTIS
BRASIL 4 X 2 CROÁCIA
Local: Education City Stadium (QA
GOLS: Neymar (15+1 1°T - PRORROGAÇÃO); Petkovic (15+2 2°T - PRORROGAÇÃO)
CARTÕES AMARELOS: Danilo; Brozovic; Casemiro; Marquinhos; Petkovic
Árbitro: Michael Oliver
BRASIL: Alisson, Éder Militão (Alex Sandro), Marquinhos, Thiago Silva e Danilo; Casemiro e Lucas Paquetá (Fred); Raphinha (Antony), Richarlison (Pedro), Neymar e Vini Júnior (Rodrygo). Técnico: Tite.
CROÁCIA: Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa (Budimir); Brozovic (Orsic), Modric e Kovacic; Palasic (Vlasic), Kramaric (Petkovic) e Perisic. Técnico: Zlatko Dalic.