A CET-Rio informa que, neste domingo (11), ocorrerá a corrida Flamengo Run, na região do Maracanã, no horário entre 7h e 10h. Serão três modalidades de prova: 3km, 5km e 10km. A largada e chegada serão no calçadão da Rua Mata Machado, entre a Avenida Maracanã e a Avenida Presidente Castelo Branco (Radial Oeste).
As provas seguirão pelas seguintes vias: Avenida Presidente Castelo Branco (Radial Oeste), Rua Senador Furtado, Rua Mariz e Barros, Rua São Francisco Xavier, Rua Moraes e Silva, Rua Ibituruna, Rua General Canabarro, Rua Mata Machado e Avenida Maracanã.
Para viabilizar a corrida, será necessário interditar:
Das 3h30 às 10h:
Rua General Canabarro, em uma faixa de rolamento à direita, no trecho entre a Avenida Presidente Castelo Branco (Radial Oeste), sentido Centro, e a Rua Mata Machado até o acesso à Avenida Maracanã – sentido Tijuca.
Rua Mata Machado, em uma faixa de rolamento, no trecho entre a Rua General Canabarro e a Avenida Maracanã, pista sentido Tijuca (junto ao Maracanã);
Avenida Maracanã, pista sentido Tijuca, em uma faixa de rolamento até o acesso D do Complexo do Maracanã;
Rua Mariz e Barros, em uma faixa de rolamento à direita, no trecho entre a Rua Senador Furtado e a Rua São Francisco Xavier;
Rua São Francisco Xavier em uma faixa de rolamento à esquerda, no trecho entre a Rua Mariz e Barros e a Rua Moraes e Silva;
Das 6h50 às 7h50:
Avenida Presidente Castelo Branco (Radial Oeste), sentido Centro, no cruzamento com a Rua Radialista Valdir Amaral. Os motoristas deverão seguir pela Rua Radialista Valdir Amaral, Rua São Francisco Xavier e Avenida Heitor Beltrão.
Av. Prof. Manoel de Abreu, sentido Centro, no trecho entre a Rua Dona Zulmira e a Radial Oeste;
Rua Senador Furtado, com desvio pela Rua Teixeira Soares, Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros. Acesso restrito a moradores.
Das 6h50 às 10h:
Avenida Maracanã
a) sentido Tijuca – em uma faixa de rolamento, no lado direito, no trecho entre a Rua Mata Machado e a Rua Professor Eurico Rabelo. Acesso somente pela Rua Mata Machado;
b) sentido Centro – Os motoristas deverão seguir pela Rua São Francisco Xavier, Avenida Heitor Beltrão.
Viaduto Oduvaldo Cozzi, nos acessos à Avenida Maracanã.
a) sentido Tijuca – os motoristas deverão seguir pela Radial Oeste, sentido Méier, Rua Radialista Valdir Amaral, Rua São Francisco Xavier.
b) sentido São Cristóvão para Avenida Maracanã – os motoristas deverão seguir pela Radial Oeste – Méier, Rua Radialista Valdir Amaral, Rua São Francisco Xavier.
Rua General Canabarro, no trecho entre o Palácio Laguna e a Rua Mata Machado;
Rua Ibituruna, com desvio pela Rua Mariz e Barros, Rua Professor Gabizo e Rua Mata Machado. Acesso restrito a moradores.
Rua Moraes e Silva, com desvio pela Avenida Heitor Beltrão e Rua Professor Gabizo. Acesso restrito a moradores.
Avenida Paula Sousa, com desvio pela Rua São Francisco Xavier, Avenida Heitor Beltrão. Acesso restrito a moradores.
Das 7h às 10h:
Também serão realizadas interdições intermitentes nos seguintes cruzamentos, durante a passagem dos atletas:
Avenida Professor Manoel de Abreu x Rua São Francisco Xavier.
Avenida Professor Manoel de Abreu – Sentido Centro x Rua Professor Eurico Rabelo.
Das 7h50 às 10h:
Avenida Presidente Castelo Branco (Radial Oeste), sentido Centro, em duas faixas de rolamento, no trecho entre a Rua Professor Manoel de Abreu e a Rua Senador Furtado, para passagens dos atletas;
Rua Senador Furtado, somente para veículos de pequeno porte, permanecendo com uma faixa de rolamento interditada, no trecho entre a Rua Teixeira Soares e a Rua Mariz e Barros, para a passagem dos atletas.
Desvios
Caminhões e ônibus que circulam pela Rua Teixeira Soares em direção à Rua Senador Furtado deverão seguir pela Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros.
Caminhões e ônibus que circulam pela Rua Mariz e Barros em direção à Rua General Canabarro deverão seguir pela Rua Professor Gabizo, Rua Moraes e Silva e Rua Ibituruna.
As vias estarão totalmente liberadas ao tráfego de veículos a partir das 10h.
A operação de trânsito contará com 90 agentes, entre guardas municipais, operadores da CET-Rio e apoiadores de tráfego, que trabalharão para manter a fluidez, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e motoristas, além de efetuar os bloqueios quando necessário.
As condições do trânsito serão monitoradas quanto a eventuais impactos e os tempos semafóricos serão ajustados para melhorar a fluidez nas rotas alternativas e nos principais corredores de tráfego da região.
Recomendações
Utilizar transporte público coletivo para chegada e saída do evento;
Devido às interdições para o evento, é recomendado que os motoristas busquem rotas alternativas para seus deslocamentos e, se possível, evitem passar pelo local do evento, pois o trânsito na região deverá estar impactado.