TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Biblioteca Parque abre agenda para atendimento gratuito no estúdio

Espaço conta com os mais modernos equipamentos para a produção de faixas de áudio

Por Portal Eu, Rio! em 11/12/2022 às 09:28:18

Estúdio é destinado a pessoas que querem fazer arte e sonham em dar um salto na carreira de uma forma profissional e supervisionada. Foto: Luis Alvarenga/Governo RJ

A Biblioteca Parque Estadual, equipamento idealizado pelo Governo do Estado do Rio por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, abriu a agenda de horários do seu estúdio de produção de faixas de áudio para receber artistas de todo o estado. A ideia é criar oportunidades para quem não tem recursos financeiros para gravar composições e projetos de áudio e, assim, acolher novos artistas pro mercado de streaming e outras plataformas digitais.

Localizado no Centro da cidade do Rio, o estúdio da Biblioteca Parque conta com os mais modernos equipamentos, democratizando o acesso à arte e à cultura para os cidadãos artistas fluminenses. O objetivo é acolher, além de músicos, locutores, podcasters, dubladores, produtores (que querem realizar o processo de mixagem e masterização no espaço do estúdio) e pessoas que gravam audiobooks, entre outros. O foco é inteiramente destinado à valorização da arte como um todo.

- É possível que o estado coloque à disposição da população, ainda mais daquela parcela que quer produzir, seus equipamentos como meio de criar oportunidade. E quando isso é feito para fomentar e dar chance a novos artistas, todo mundo sai ganhando - avalia o governador Cláudio Castro.

A convite da biblioteca, quatro artistas de São Gonçalo se juntaram para produzir um clipe especial para a divulgação do serviço. O quarteto formado por Magno Moreno, Martinho Luthero (Tello), Alexsandro Ferreira e Romero Amaral (Mano Canadá) se reuniu no dia 17 de novembro e entrou em estúdio para uma experiência inédita e inesquecível. Foi assim que o rapper Magno Moreno classificou o convite.

- A experiência de cantar o jingle do estúdio foi muito gratificante. Estou feliz e honrado por ter sido convidado para esse projeto. Nunca imaginei que esse local tivesse uma diversidade tão grande de estúdios. Tenho certeza que essa chamada vai provocar muita coisa boa. É uma forma de a música chegar a todas as pessoas. Seus novos artistas terão a chance de conhecer melhor o espaço e gravar faixas em ótima qualidade. Com certeza vai ser algo muito importante para a cena do rap, do hip-hop e da música em geral - comemorou.

'Emancipação e construção da cidadania de jovens artistas'

O estúdio é destinado a pessoas que querem fazer arte e sonhar em dar um salto na carreira de uma forma profissional e supervisionada. Fabio Aquino, operador responsável pelo estúdio, é formado em música e exalta o poder da arte. Para ele, democratizar a arte é fundamental.

- O grande barato do estúdio da Biblioteca Parque é que ele é um espaço todo nosso. Tá pago! É público e democrático. É um local aberto onde todos podem ter acesso, principalmente aqueles que possuem menos condições financeiras. Contamos com equipamentos musicais de primeiro mundo, isso é algo sensacional para um local gratuito - diz, acrescentando que “o equipamento disponibilizado pelo governo é a emancipação do ser humano, independente da condição, raça e crença, permitindo a construção da cidadania dos jovens artistas ”.

- Estar no estúdio da Biblioteca Parque é incrível, só conhecendo para saber como é a experiência. Fica o convite para todos que quiserem chegar, pois é de graça, e essa qualidade vocês só vão encontrar aqui. Sou produtor e fiquei satisfeito com a estrutura. Brota na BPE que vocês não vão se arrepender! - completa o músico Martinho Luthero, que participou da gravação.

A cantora Valentina Rocha ( foto acima ), de 18 anos, fez questão de conhecer o novo espaço.

- Fiquei encantada com a estrutura oferecida aos novos talentos. Esse apoio, sem custos para os artistas, é fundamental para quem está começando a carreira - destacou Valentina.

O estúdio, que funciona das 10h às 17h, de segunda até sexta, está preparado não só para receber artistas que desejam emplacar suas músicas nas plataformas digitais. Quem tiver o desejo de produzir conteúdo em áudio basta fazer um agendamento prévio pelo e-mail [email protected]. Com o agendamento confirmado, o solicitante receberá toda a supervisão necessária para a produção desejada. A Biblioteca Parque Estadual fica na Avenida Presidente Vargas, 1.261, Centro do Rio de Janeiro.

Fonte: Governo do Estado RJ

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.