A França venceu o Marrocos por 2x0 e se classificou para a Final da Copa do Mundo de 2022, no Qatar. Theo Hernández e Kolo Muani marcaram no outro duelo da semifinal, no Estádio Al Bayt. Com o resultado, os Les Bleus pegam a Argentina na grande decisão, neste domingo. Os marroquinos, por sua vez, terminam a histórica campanha neste sábado, contra a Croácia, na disputa pelo terceiro lugar.
Em jogo da reedição das oitavas de final na Copa de 2018 - que por sinal é considerado por especialistas como a melhor partida daquela edição - os Le Bleus e os Hermanos se encontram novamente após quatro anos. Será o quarto jogo entre os dois em Copas do Mundo, com duas vitórias dos sul-americanos e uma dos europeus (a de 2018). O confronto também marca algo inédito: pela primeira vez na história da competição, duas seleções que já perderam no decorrer do Campeonato fazem uma final. Também será o duelo dos craques das duas equipes e artilheiros da competição: Messi e Mbappe. Um dos dois deve levar o título de melhor jogador da competição, dependendo da seleção campeã.
O jogo
O primeiro tempo mostrou uma França objetiva, mas que deixou Marrocos se impor. Aos 4, porém, o placar foi aberto: após passe em profundidade de Koundé para Griezmann, o atacante tocou para Mbappe, que tentou chutar duas vezes. Na segunda, a bola desviou na zaga e, quicando, ficou a mercê para Theo Hernández abrir o placar, de voleio: 1x0. Poucos minutos depois, Ounahi deu a resposta da Marrocos e, de fora, bateu de forma colocada. Lloris teve que se esticar todo para defender no cantinho.
A França quase ampliou com Giroud, que aproveitou o erro de Saïss no tempo de bola e, ao entrar na área, explodiu a trave esquerda no chute.
Marrocos ainda teve uma chance clara perto do intervalo, em cobrança de escanteio, na qual Lloris espalmou uma finalização de bicicleta de Amallah. A bola ainda bateu na trave.
No segundo tempo, os Les Bleus recuaram totalmente e a seleção africana se impôs. As chances perigosas, porém, não foram efetivamente concluídas. Nos dois cruzamentos para a área, a zaga francesa foi providencial para evitar um desvio marroquino para o gol.
O 2x0 veio nos pés de Mbappe: em boa jogada, o atacante driblou três jogadores e bateu. A zaga desviou e Kolo Muani, atento, pegou a sobra e, de primeira, ampliou.
No finalzinho de jogo, em boa jogada de Yahia Allah, a bola sobrou para Ounahi que bateu de primeira e de voleio. Ela desviou na zaga e Hamdallah tentou de joelho. Koundé tirou em cima da linha. Quase o tento de desconto para a equipe marroquina.
Vitória e classificação para a final do lado azul; sentimento de luta até o fim e desempenho histórico do lado vermelho.
Ficha Técnica
França x Marrocos
Gols: Theo Hernández (FRA 04/1T) e Kolo Muani (FRA 33/2T)
Cartões amarelos: Boufal (MAR 27/1T)
Data: Quarta, 14 de dezembro
Horário: 16h. (horário de Brasília)
Local: Estádio Al Bayt
Árbitro: Cesar Ramos (México)
Auxiliares: Alberto Morin (México) e Miguel Hernandez (México)
VAR: Drew Fischer (Canadá)
França: Lloris; Koundé, Varane, Konaté e Theo Hernández; Tchouaméni, Fofana e Griezmann; Dembélé (Kolo Muani 33/2T), Mbappe e Giroud (Marcus Thuram 20/2T).
Marrocos: Bono; Hakimi, Dari, Saïss (Amallah 21/1T e Ezzalzouli 32/2T), Yamiq e Mazraoui (Yahia Allah / intervalo); Ounahi, Amrabat, Ziyech e Boufal (Aboukhlal 22/2T); En-Nesyri (Hamdallah 21/2T).