TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Renascença Clube é mais um polo do Programa Empoderadas

Programa atua na prevenção e no enfrentamento da violência contra a mulher nos casos de agressões de qualquer ordem

Por Portal Eu, Rio! em 15/12/2022 às 07:00:00

Foto: Divulgação

Para combater a situação de vulnerabilidade a que todas as meninas e mulheres estão expostas nos espaços doméstico e público, o Renascença Clube, no Andaraí, abraçou o Programa Empoderadas, idealizado por Érica Paes, Superintendente do Programa. Além de procurar minimizar as diferenças, o Empoderadas atua na prevenção e no enfrentamento da violência contra a mulher nos casos de agressões físicas e nos de cunho moral, sexual, psicológico, patrimonial, emocional. O programa tornou-se referência nacional e se firmou como um mecanismo de fortalecimento, ampliando e complementando as Políticas de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, fazendo parte dos programas governamentais já executados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH)

Utilizando-se da metodologia do “eu sei me defender”, o programa ensina técnicas preventivas de defesa e proteção feminina, como as artes marciais, para preservar a integridade e a qualidade física e emocional do seu público. “Durante as aulas, o empoderamento dessas meninas e mulheres é um canal importante para a validação de um novo modelo de comportamento seguro. Portanto, torna-se um espaço em que a aluna conta com a possibilidade de expor o seu sofrimento, medo, receio ou angústia de forma segura”, diz Érica.


Érica Paes. Foto: Divulgação

Os compromissos assumidos pelo Empoderadas estão em consonância com a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, uma nova política global adotada por 193 países membros das Nações Unidas, cujo objetivo é elevar o desenvolvimento do mundo e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas. Em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Empoderadas tem como foco a igualdade de gênero, empoderando todas as mulheres e meninas; a promoção de sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionando o acesso à Justiça para todos e construindo instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Para que estes compromissos sejam atingidos e que haja de fato igualdade e dignidade para meninas e mulheres, o programa também capacita suas participantes em Cursos Profissionalizantes de Corte e Costura, Costura Manual, Crochê, Ponto Cruz, Bijuteria, Manicure, Barbearia, Tranças, Maquiagem, Design de Sobrancelhas e Cílios (tufinho). Liberdade financeira, progresso profissional e conquista pessoal são metas a serem atingidas. Para isso, o Empoderadas conta, ainda, com equipes técnicas de Assistência Social, Psicológica e Jurídica, atuando direta e efetivamente com a denúncia dos agressores, solicitações de Medidas Protetivas e assessoramento das atendidas no que for necessário.

O Empoderadas reúne 30 Polos no Estado do Rio de Janeiro. Sua sede fica na Av. Erasmo Braga nº 118, 7º andar, no Centro da capital. O programa conta com mais de 2400 inscrições. Este ano, foram feitos mais de 2700 atendimentos presenciais, virtuais e acolhimentos realizados pela equipe interdisciplinar do Programa. Aquelas que quiserem participar do polo Renascença devem entrar em contato com a professora Carla pelo WhatsApp 21 99562-7142.

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.