Um dos fundadores da Cia do Latão, Ney Piacentini, está comemorando 40 anos de carreira e estreia nesta quinta-feira (3) a peça "Espelhos" no Teatro Poeirinha, em Botafogo. A peça traz contos de Machado de Assis e Guimarães Rosa e, por este trabalho, o artista recebeu a indicação ao Prêmio APCA de melhor ator.
Durante 60 minutos faz uma reflexão sobre as relações entre a sociedade, imagem e subjetividade, por meio do pensamento de duas matrizes brasileiras. "Em minhas leituras da obra machadiana encontrei em "O Espelho" uma escrita com potenciais cênicos. Fui seduzido pela construção do texto, carregado de elementos sobre a constituição da individualidade nacional, muito vulnerável às influências externas. E dos estudos sobre este que é um dos principais contos de Machado, deparamo-nos com o que, p ara alguns pesquisadores, é uma resposta de Guimarães Rosa ao escritor carioca: um conto de mesmo nome, porém com uma abordagem e estilo absolutamente próprios. As duas pequenas obras-primas se alinham em uma só encenação, se complementam por oposição", declara o ator.
O espetáculo dá ao público a oportunidade de ver o cuidado com as palavras dos dois maiores escritores brasileiros, tanto do ponto de vista estético quanto histórico. "Da mesma forma com que as palavras de Machado de Assis e Guimarães Rosa nos transformaram ao longo do processo de preparação deEspelhos,estamos reparando que também os espectadores estão sendo tocados pela sensibilidade desses dois grandes autores e suas obras singulares", completa Ney Piacentini.
Informações:
"Espelhos" - Solo com Ney Piacentini
Textos: contos de Machado de Assis e Guimarães Rosa
Temporada: 03/01 a 24/02/2019
Quinta a Sábado às 21h e domingos às 19h.
Ingressos: R$50,00 e R$25,00
Teatro Poeirinha fica na Rua São João Batista, 104 - Botafogo.
Telefone: 2537-8053