TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Prestes a virar série, livro sobre Caso Henry ganha capítulo sobre investigação do crime

Crime bárbaro que envolveu o vereador carioca Dr. Jairinho e a mãe da criança, Monique Medeiros, chocou o país

Por Portal Eu, Rio! em 19/12/2022 às 09:00:00

Dr. Jairinho, Monique Medeiros e Henry Borel. Fotos: Divulgação

Na madrugada de 8 de março de 2021, o menino Henry Borel chegou à emergência de um hospital do Rio de Janeiro sem respirar e com o corpo gelado. Enfermeiras e um segurança correram em direção à criança e a pegaram dos braços da mãe, Monique Medeiros. Ela estava com o companheiro, o vereador em quinto mandato Dr. Jairinho. Durante quase duas horas, médicos fizeram manobras ininterruptas de ressuscitação em Henry. Em vão. Um mês depois, Jairinho e Monique foram presos, acusados de matá-lo, num crime que mistura vaidade, conflitos, poder, dinheiro e violência.

A jornalista Paolla Serra foi quem publicou a primeira reportagem na imprensa sobre o caso e fez mais de 400 reportagens nos jornais “O Globo” e “Extra”. Em dezembro de 2021, ela lançou "Caso Henry – Morte Anunciada", em que apresenta com incrível riqueza de detalhes os bastidores do crime que chocou o país. A obra teve os direitos vendidos para a produtora A Fábrica e vai virar uma série na HBO, com previsão de estreia para 2023.


Paolla Serra, autora do livro. Foto: Divulgação

Agora, um ano depois do lançamento do livro, Paolla e a Editora Máquina do Livros lançam uma edição atualizada, com um capítulo extra, que traz os acontecimentos e batalhas jurídicas do caso nos últimos 12 meses. Para escrever essa história, Paolla mergulhou em centenas de documentos, vasculhou redes sociais e teve acesso aos mais de 20 mil arquivos de texto, aúdio e vídeo recuperados nos celulares de Jairinho e Monique, graças ao software israelense Cellebrite Premium.

A autora, que também é advogada, ouviu mais de uma centena de pessoas, como parentes dos principais envolvidos, médicos, advogados, peritos, legistas e investigadores à frente do caso. Entre as entrevistas, está uma feita com Monique, dentro do presídio, a primeira que a mãe de Henry deu após ser presa.

– Procurei jogar luz na história, com máxima atenção aos detalhes e aos relatos que colhi, sempre checando e rechecando as informações. Minha preocupação foi não fazer pré-julgamentos, nem ter uma visão parcial, como reza a cartilha do jornalismo investigativo – diz Paolla.

"Caso Henry – Morte Anunciada" está à venda nas principais livrarias e sites do país, no formato físico e também em e-book.

Algumas informações do livro "Caso Henry - Morte Anunciada"

• No dia 5 de abril, Cristiane Izidoro, assessora e braço-direito de Jairinho, tentou agendar uma consulta de emergência para ele com um psiquiatra de prestígio. A ideia era conseguir um laudo que desmontasse a tese de que o vereador sofria de transtorno de personalidade. “Algo que aponte que ele não tem uma personalidade agressiva ou sádica”, pediu Cristine em mensagem por WhatsApp. Jairinho já estava de prontidão para a consulta em Copacabana. O psiquiatra, porém, recusou-se a atendê-lo. Três dias depois, o vereador foi preso.

• Quatro horas após a morte de Henry, Monique ainda estava no Hospital Barra D’Or tratando da liberação do corpo do filho para o IML quando percebeu que Jairinho havia desaparecido. Fez uma chamada pelo WhatsApp, que não foi atendida, e enviou uma mensagem: “Onde você está?”. Ele escreveu dois minutos depois: “Me liga”. Irritada, a namorada perguntou novamente e Jairinho respondeu: “Estava no posto aguardando você ir na DP”. “No posto com quem? Se estivesse me aguardando estaria no hospital”. Nesse meio tempo, na verdade, o vereador voltou ao Majestic, condomínio de luxo onde morava há dois meses com Monique e Henry, a dez minutos de carro do hospital. Às 14h, um primeiro perito esteve no apartamento e constatou que o ambiente estava milimetricamente organizado.

• A primeira viagem de Jairinho e Monique foi para curtir um fim de semana na luxuosa Locanda Della Mimosa, em Itaipava, região serrana do Rio. Monique usou um casaco de pele com botas e macacão vermelho com salto alto para jantar no sofisticado restaurante da pousada. Depois, os dois foram para a suíte, tiraram fotos na hidromassagem com taças de champanhe e fizeram selfies nus, no espelho. Monique havia dito ao ex-marido Leniel Borel, de quem se separara há pouco mais de um mês, que estava com amigas comprando roupas na Rua Teresa, o polo de moda popular de Petrópolis.

• Calmo no dia a dia e extremamente educado em seus cinco mandatos na Câmara (nunca levantava a voz e tratava suas funcionárias como “querida” e “meu amor”), Jairinho tinha ataques de descontrole com frequência, sempre com mulheres. Certa vez, uma namorada e a filha de 3 anos foram embora de um restaurante no Recreio, após uma discussão. Ele buscou o carro, mandou que entrassem, mas, como a namorada se recusou, puxou a criança pelos braços, colocou-a no veículo e arrancou em disparada. Alguns minutos depois voltou para pegar a mãe da menina. Em outra situação, aplicou um mata-leão e arrastou pela casa uma namorada que tentou ver mensagens em seu celular. Com Monique, mãe de Henry, Jairinho teve um ataque de fúria porque chegou em casa e a televisão, recém-instalada, não estava centralizada.

• Jairinho sempre foi muito vaidoso. Durante seu primeiro mandato, o vereador se submeteu a uma lipoaspiração, feita por um colega da faculdade de medicina, que retirou gordura de seu abdômen. A contragosto, ele usou cinta por alguns meses e passou por sessões de drenagem linfática, mas emagreceu e gostou do resultado. Jairinho também fazia tratamentos contra a calvície e culpava o secador de cabelo por atrasos em compromissos profissionais.

SERVIÇO: Quinta-feira, 15 de dezembro, a partir das 19h, no restaurante La Fiorentina (Avenida Atlântica 458, Leme)

FICHA TÉCNICA: Título: Caso Henry – Morte anunciada Autora: Paolla Serra Editora: Máquina de Livros Preço: R$ 44,90 (impresso) e R$ 31,90 (e-book) Páginas: 240 Gênero: Crimes reais, Jornalismo

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.