De autoria de duas italianas - a roteirista Mariapaola Pesce e a ilustradora Mel Zohar -, a história em quadrinhos "Angela Davis" fala sobre essa que é uma das figuras mais emblemáticas na defesa dos direitos civis da população preta dos Estados Unidos e da luta antirracista em todo o mundo.
A biografia em quadrinhos acompanha a trajetória da ativista, filósofa, escritora e atualmente professora da Universidade da Califórnia que marcou a história por lutar contra o racismo e a desigualdade, pela causa feminista, a busca pela paz e melhora das condições dos detentos nas prisões americanas.
Angela nasceu em 1944 em Birmingham, no Alabama, no Sul dos Estados Unidos e já na adolescência passou a se questionar. “Por que, para os irmãos negros, sempre há um lado certo e um lado errado da rua para morar? Por que os irmãos negros ainda buscam agradar aos brancos, em vez de lutar contra quem lhes domina e oprime?”.
Enquanto a ativista começava a ter tais indagações, a Ku Klux Klan colocava bombas diante das casas das famílias negras no bairro de Dynamite Hill, para obrigá-las a irem embora.
A publicação também aborda eventos atuais e cita uma entrevista que Angela Davis deu sobre o caso Marielle Franco. Socióloga e vereadora no Rio de Janeiro, Marielle foi assassinada em 14 de março de 2018, em um atentado que até hoje não foi esclarecido.
Estes quadrinhos, portanto, são uma oportunidade para quem quer conhecer a história de uma das mais destacadas ativistas em prol dos direitos humanos, nos séculos 20 e 21.
Serviço:
A HQ "Angela Davis" já está disponível nas principais livrarias e marketplaces do Brasil. O livro de 114 páginas conta com a tradução de Maria Clara Carneiro e letras de Lilian Mitsunaga.
Preço: R$ 79,90 (impresso) e R$ 54,90 (digital)
Sobre a Conrad Editora:
A Conrad é uma editora do Grupo IBEP, que tem como missão disponibilizar para a sociedade brasileira a diversidade de ideias, a discussão de novas tendências e a pluralidade cultural, provocando reflexões importantes para a formação do jovem.
A editora foi fundada em 1993, de forma inovadora, sendo pioneira por abrir espaço para quadrinhos nas livrarias.
Em 2009, a Conrad foi adquirida pelo Grupo IBEP e passou por muitas reformulações até chegar em 2020, quando entrou em uma nova fase, trazendo de volta o conceito de inovação e adaptando a editora para os desafios que o mercado enfrenta nos tempos atuais.
E a última novidade da Conrad é o início de um grande projeto digital, lançando HQs de autores nacionais e internacionais em ebooks completos ou em capítulos digitais com periodicidade semanal e mensal.
Fonte: Poletto Comunicação