TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Chuva causa estragos novamente em Petrópolis

Um temporal na cidade imperial deixou dois feridos, duas casas interditadas e 16 desalojados. Defesa Civil interditou locais afetados e retirou moradores

Por Marisa Dias em 04/01/2019 às 16:57:44

Foto: Divulgação

Uma forte chuva atingiu a cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (3). Em menos de uma hora foram registrados 44 milímetros de chuva na região do Centro da cidade. Casas foram interditadas pela Defesa Civil e moradores foram retirados do local e encaminhados para casa de parentes.

Ao todo foram registradas sete ocorrências pela secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias, porém sem vítimas fatais. Um deslizamento de terra atingiu uma construção na Rua Augusto da Silva, a Comunidade do Florido, na Estrada da Saudade. Uma barreira derrubou a parede do imóvel e duas pessoas tiveram ferimentos leves e foram encaminhadas ao hospital.

Uma nova perícia será realizada pelos técnicos nesta sexta-feira (4) para averiguar as condições do local. Caso seja constatado novamente riscos aos moradores eles serão orientados a permanecer na casa de parentes até a liberação do local.

Os deslizamentos ocorreram em vários bairros, mas na maioria não foi registrado vítimas. Mesmo com o enorme volume de água, a forte chuva não levou ao acionamento de nenhuma das 20 sirenes instaladas em 12 localidades diferentes.

Verão sem ameaças

Com a mesma preocupação, a Prefeitura de Petrópolis vem realizando reuniões setoriais desde setembro de 2018, com o objetivo de definir as matrizes de atividades que envolvem o Plano Verão 2019. A proposta elaborou uma organização dos órgãos responsáveis por atender as ocorrências no período de novembro até a primeira quinzena de abril, época que ocorre fortes chuvas na região.

Os encontros envolveram temas como as principais ameaças da estação:deslizamento de solo ou rocha, inundações, rolamento de blocos rochosos, vendavais e tempestades e raios. Entre as medidas que envolvem o Plano Verão 2019, a prefeitura orientará moradores de comunidades além de estudantes de escolas da rede municipal.

Sendo assim, a proposta está sendo conduzida a partir de dois eixos: operacional e comunitário. De acordo com dados apresentados, foi necessário começar com antecedência a elaboração do Plano. Em comparação com o ano anterior, os números do últimoverãoforam em média 120% mais altos. As ocorrências também apresentaram um aumento considerável, subindo 48%.

O Plano Verão é uma iniciativa do governo municipal e organizado e atualizado anualmente pela Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias. O total de áreas de risco alto ou muito alto equivalente a 18% do município que representa um déficit habitacional de 12 mil casas.

A proposta reúne cerca de 250 pessoas de 57 órgãos diferentes. Durante o trabalho antecipado, treinamentos foram aplicados onde os participantes passaram 30 horas em atividades específicas.

Uma das preocupações é reduzir as mudanças climáticas que são responsáveis por aumentar os índices pluviométricos durante a estação. Segundo informações de levantamentos feitos pelos órgãos envolvidos, ocorreu um aumento de 112% na quantidade de chuva em algumas regiões do município, em relação ao mês de novembro de 2018 comparado ao ano de 2017.

O Plano Verão 2019 engloba cinco planos de contingência e suas matrizes de responsabilidade e estão disponibilizados no site da prefeitura de Petrópolis (www.petropolis.rj.gov.br.).

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.