Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Encontro animal

Fotógrafo flagra encontro com baleia orca em litoral da Nova Zelândia

Nick Grobler fala com exclusividade ao Eu, Rio! sobre experiência vivida


Fotos: Arquivo pessoal/Nick Grobler

No último dia 02, o fotografo paisagístico Nick Grobler presenciou um encontro ímpar. Enquanto mergulhava na Baía Oriental, no litoral da Nova Zelândia, teve a companhia de uma baleia orca. O neozelandês da capital Wellington, gravou e publicou um vídeo de 40 segundos e fotos do evento. O Portal Eu Rio! conversou com Nick.

Após um momento de contemplação do pôr-do-sol sob o espelho d"água na baia de Wellington, Nick percebeu o visitante chegar:

"Voltando da água tive um grande susto quando a baleia chegou até mim. Peguei minha câmera e capturei o momento. Percebi que tudo estava tranquilo e relaxado, que não ofereceria perigo. O animal estava apenas curioso", declarou.

Fotografar paisagens ao redor do mundo é o que faz profissionalmente Nick Grobler e também como hobby. Atualmente se concentra na captura de imagens da vida marinha como peixes grandes, focas, arraias e lagostas. Deparar-se com essa espécie de baleia foi para Nick de longe a filmagem mais impressionante que produziu.

"A criatura passou por mim algumas vezes, diminuindo a velocidade e virando-se para olhar para mim, captando os olhos com uma criatura tão gigantesca, onde percebe que você é uma experiência surreal que jamais esquecerei", revela.  A impressão de Grobler era de que o magnifico animal pedia uma tapinha, desejava levá-lo a um passeio, amplamente divertida, uma total interação com o "peixão".

"Esta orca veio até mim quase pedindo uma tapinha, parecia bastante divertida e estava mais curiosa do que qualquer outra coisa. Chegou a uma curta distância e eu pude ver todas as suas feridas de batalha", falou Nick em referências aos arranhões em seu corpo

.


Segundo a publicação local da Nova Zelândia, o Nzherald.co.nz, há relatos dos moradores da região de Wellington Harbor, que avistaram grupo de orcas fazendo um show nas margens da capital ao longo da Baía Oriental.

O mergulhador Vinicius Rigon durante um mergulho nos disse que presenciou um tubarão-baleia e pegou carona no grande peixe. Este tipo de tubarão alcança em média de 5,5 a 10 metros de comprimento, O maior indivíduo registrado tinha um comprimento de 12,65 m e um peso de cerca de 21,5 toneladas. Acidentes com humanos foram registrados somente em cativeiro, como por exemplo com a orca chamada Tilikum, capturada ainda filhote e "domesticada" pelo complexo de entretenimento aquático Sea World que protagonizou incidentes de ataques a treinadores. 

As orcas têm sido vistas com mais frequência em nossas águas, desde 1993. Números registram ocorrências de orcas no litoral do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo até a Paraíba. Segundo pesquisadores, as orcas viajam até o litoral brasileiro para fugir do inverno, que pode variar entre os meses de fevereiro e outubro.

Informações

Você pode ver mais da vida selvagem e da fotografia ao ar livre de Nick Grobler e filmes em seu canal no Instagram e no YouTube. Veja um vídeo abaixo.



 


Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!