Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Serviços da Fundação Leão XIII

Estado do Rio atendeu 135 mil em situação de vulnerabilidade social em 2022

Gratuidade para emissão de novos documentos foi o serviço mais procurado pela população este ano


Foto: Divulgação

Com foco na assistência e garantia de direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade social, a Fundação Leão XIII, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), bateu a marca de 135.781 atendimentos realizados em 2022. Os números incluem solicitações para isenção de segunda via de documentação civil, pedidos de concessão ou renovação do Vale Social e ainda atendimentos feitos nas ações sociais itinerantes, entre outros serviços.

- Nossa missão pelo social vai muito além dos atendimentos às demandas do dia a dia. Temos que estar perto do cidadão que mais precisa, a tempo e a hora, onde quer que seja. Em todo o território do estado. Assim, mostramos nossa força na luta pelos direitos humanos – destaca Luciana Calaça, assistente social e presidente da Fundação Leão XIII.

A gratuidade para emissão de novos documentos foi o serviço mais procurado pela população este ano. As Diretorias de Promoção Social da Região Metropolitana (DPSRM) e do Interior (DPSI) registraram 119.013 atendimentos realizados. Deste total, apenas para segunda via da Carteira de Identidade foram realizados 43.612 pedidos, enquanto a Certidão de Nascimento obteve 26.516 solicitações. Nas ações sociais, o cenário é inverso, com 3.422 atendimentos para Certidão de Nascimento e 3.168 para o RG.

Entre pedidos de concessão e renovação do Vale Social, foram contabilizados 8.811 atendimentos. Benefício assegurado pela Lei Estadual nº 4.510/2005 e regulamentado pelo Decreto Estadual nº 3.6992/05, o cartão viabilizado pela Secretaria de Estado de Transportes (Setrans) concede gratuidade no transporte público a pacientes crônicos que estejam em tratamento médico ou medicamentoso em unidades públicas de saúde ou conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

No âmbito da assistência especializada, a Fundação Leão XIII realizou recentemente a contratação de intérpretes de libras para o atendimento de pessoas com deficiência auditiva que buscarem pelos serviços disponibilizados pelo órgão, principalmente o Vale Social.

Em parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra) e a Empresa de Obras Públicas do Estado do RJ (Emop), a Leão XIII também deu início, em agosto, ao projeto de reforma de suas três unidades de acolhimento - os Centros de Recuperação Social (CRS) de Campo Grande e Itaipu e a Vila Residencial de Idosos de Nova Sepetiba.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!