TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Festas da virada e o mito das bebidas fortes e fracas

Desmistificar o conceito de bebida "forte" ou "fraca" é essencial para um consumo moderado

Por Portal Eu, Rio! em 30/12/2022 às 09:52:17

Foto: Divulgação

A virada de ano sempre traz muitos encontros e comemorações: festas de confraternização, amigo-oculto, Natal e Ano Novo. Ocasiões de muita alegria, nas quais o consumo de álcool deve ser consciente e responsável. E por isso é importante desmistificar conceitos populares sobre bebidas alcoólicas, como o de que existe bebida "forte" ou "fraca".

Identificar uma bebida como "forte" ou "fraca" é um equívoco, pois independentemente do teor alcoólico de cada uma, o álcool é o mesmo em todas elas. Quem bebe 350 ml de cerveja ou 150 ml de vinho ou 40 ml de whisky está ingerindo a mesma quantidade absoluta de álcool: cerca de 14 gramas. Álcool é álcool!

As bebidas destiladas, a cerveja e o vinho têm o mesmo tipo de álcool: o etanol. E se o álcool que entra no organismo é o mesmo para todas as bebidas, também serão os seus efeitos, seja qual for a categoria da bebida escolhida para consumo.

A melhor forma de consumir bebida alcoólica moderadamente - seja em festas, em casa, ou em bares e restaurantes - é contar as doses consumidas. No imaginário popular, quatro cervejas são menos “fortes” que quatro doses de whisky, mas, na verdade, o consumo de quatro doses de bebida alcoólica, seja ela qual for, é considerado consumo nocivo pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Consumidor Consciente

Estar bem informado é o primeiro passo para exercer o consumo moderado e responsável de bebidas alcoólicas. Conheça as características de um “consumidor esclarecido”, que sabe como praticar a moderação no consumo de álcool:

  • Conheça a Dose Padrão: ao consumir 350 ml de cerveja (a um teor alcoólico de 5%), 150 ml de vinho (a um teor alcoólico de 12%) ou 40 ml de um destilado (a um teor alcoólico de 40%), você está ingerindo exatamente a mesma quantidade absoluta de álcool. Contando as doses, é possível entender quanto álcool você está ingerindo e moderar seu consumo;

  • Entenda que não é o tipo da bebida que determina um consumo moderado, e sim a quantidade ingerida;

  • Vai beber? Faça isso com intervalos: a ingestão rápida de bebida alcoólica é um comportamento nocivo. Intercale a bebida com goles de água;

  • Alimente-se bem antes e durante o consumo de bebidas alcoólicas, para dar tempo ao organismo para absorver o álcool;

  • Deixe o carro em casa! Essa é uma regra básica: se beber, não dirija!

Por último, mas não menos importante: saiba que não existe bebida da moderação, mas a prática da moderação. Saber, de fato, o quanto de álcool está indo para o organismo é a melhor maneira de regular o próprio consumo, com consciência.


Dose Padrão

A Dose Padrão é uma medida em gramas de álcool, única para todas as bebidas. Ela serve de referência para a criação de estudos e políticas públicas relacionadas ao álcool em mais de 50 países. No Brasil não há uma definição oficial para uma dose-padrão. O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), que é uma das principais referências no país sobre o tema, considera 1 dose-padrão equivalente a 14 g de álcool puro.

"Não existe bebida da moderação, mas a prática da moderação. Saber, de fato, o quanto de álcool está indo para o organismo é a melhor maneira de regular o próprio consumo, com consciência", pontua Cidade, presidente da ABBD.










POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.