O começo do ano é a melhor época para quem está procurando emprego, segundo a especialista em Comunicação Lilian Vieira. É claro que tudo depende da atividade que a pessoa exerce e da área em que trabalha, mas, para a maioria da população, os quatro primeiros meses do ano são a época mais aquecida de contratação. “Promessas de Ano Novo à parte, o começo do ano é, realmente, um momento ótimo para procurar emprego. A quantidade de vagas chega a aumentar até 11% no primeiro trimestre do ano, quando muitas empresas traçam novas metas e planos e reajustam o quadro de funcionários”, explica.
O aumento de oportunidades é observado em áreas diferentes e aparece, principalmente, nas grandes empresas, que apresentam um ciclo contábil mais rígido e onde grandes projetos e contratações são reservados para o início do ano. É claro que, proporcionalmente, a concorrência entre candidatos também cresce, e a especialista garante que existem três dicas de ouro para quem quer se destacar nas entrevistas de emprego apostando em uma boa comunicação. “Existem vários detalhes importantes de serem observados durante uma entrevista, mas falar sobre você e comunicar seu talento e sua originalidade com assertividade, com certeza, pode ajudar no resultado final“, afirma Lilian.
Refresque a memória
Para falar bem, é preciso pensar bem e, durante uma entrevista de emprego, isso significa pensar nas situações mais importantes da sua vida profissional. Escolha de cinco a dez situações importantes da sua carreira e avalie o papel que você desempenhou em cada uma delas, o que você aprendeu e quais foram os desafios que enfrentou. Depois, separe-as em categorias como situações de estresse, trabalho em equipe, transição de núcleo e liderança. Escreva os detalhes que viveu e como se sobressaiu em cada uma destas fases. Refresque a memória com datas, números de pessoas, cargos e funções e vá pronto com tudo na ponta da língua para não ter lapso de memória durante a conversa com o recrutador. Muitas vezes não sabemos as perguntas que serão feitas, mas assuntos e dados frescos na memória fazem com que nosso repertório seja acessado mais facilmente.
Seja objetivo
Foque nos fatos mais relevantes da sua trajetória profissional e seja direto ao trazer os resultados intuídos com sua atuação. Não ser prolixo pode ajudar a não se esquecer de pontos importantes da sua experiência profissional.
Entenda quem pode te contratar
Entender sobre a empresa onde deseja trabalhar não é só buscar seu perfil nas redes sociais, mas investir um pouco mais de tempo para descobrir os valores e a cultura da empresa. Seja discreto sempre e, se possível, busque saber o que os próprios funcionários dizem, pois informações importantes podem fazer você repensar se deve mesmo ir à entrevista.
Lilian afirma, ainda, que uma dica também importante para aumentar as chances de encontrar emprego no novo cenário em que estamos vivendo é estar atento aos novos formatos de processos seletivos. “Hoje é fundamental ter um vídeo-currículo, além do currículo tradicional já revisado e atualizado, um perfil ativo no Linkedin, uma bela apresentação em Power Point ou Word e a tradicional lista de recomendações com telefones e contatos atuais. Como muitas entrevistas de emprego e outras etapas dos processos seletivos estão ocorrendo de maneira remota, a dica é estar com o telefone celular e o computador sempre prontos e testar os fones de ouvido, o microfone e a câmera para quando precisar“, finaliza.