No Rio de Janeiro, passadas as festas de fim de ano, é hora de esquentar os tamborins e preparar a fantasia para o carnaval. Duas semanas depois do réveillon, o público terá o seu reencontro com o Sambódromo para os ensaios técnicos das escolas de samba da Série Ouro, a partir de sábado, dia 14, e do Grupo Especial, no domingo, dia 15 de janeiro.
Serão quatro fins de semana de treinos para as escolas da Série Ouro, começando pela Lins Imperial, Estácio de Sá e Inocentes de Belford Roxo. O Grupo Especial terá seis domingos de ensaios técnicos, abertos pela Império Serrano, campeã do acesso ano passado, e Paraíso do Tuiuti, a décima primeira colocada.
Nessa temporada, as quatros primeiras colocadas em 2022: Grande Rio, Beija-flor, Viradouro e Vila Isabel, vão poder usar a estrutura completa da Sapucaí, incluindo teste de luz e som.
A tradicional cerimônia de lavagem do Sambódromo foi antecipada para o penúltimo ensaio, dia 11 de fevereiro. A entrada em todos os dias será gratuita e o público pode levar itens de alimentação e bebida para consumo próprio.
Em 2023, os desfiles acontecem em 19 e 20 de fevereiro. No Domingo de Carnaval, desfilam Império Serrano, Grande Rio, Mocidade, Unidos da Tijuca, Salgueiro e Mangueira. Na Segunda de folia, será a vez de Paraíso do Tuiuti, Portela, Vila Isabel, Imperatriz, Beija-Flor e Viradouro.
Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre os ensaios técnicos no Sambódromo para o Carnaval 2023.