Já é carnaval na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A Banda Amigos Da Barra, famosa por arrastar uma multidão na Avenida Lúcio Costa, este ano traz no seu lançamento homenageados especiais: Arlindo Cruz, que há anos é morador do bairro, e a Escola de Samba Império Serrano, de Madureira, que em 2023 vem para a Avenida Marquês de Sapucaí com “Lugares de Arlindo”. O evento acontece neste domingo (08), no Padano Bar (Av. Érico Veríssimo, 821), Barra Da Tijuca. Antes do carnaval também acontecerão três ensaios na orla, no Posto 05, precisamente no quiosque do Joilton, nos dias, 15, 22 e 29 de janeiro, com entrada franca.
O samba desse ano é de um cantor atípico ao segmento, mas que faz jus aos homenageados: o MC Estudante, famoso por suas rimas e composições, com cunho de alegria e superação. Ele também estará no dia do desfile (04 de fevereiro) que terá, também, um esquenta com um ensaio especial da bateria e alguns segmentos do Império Serrano.
A história
O bloco tem a tutela do carnavalesco Cahê Rodrigues, responsável, pelos desenhos da Banda, e do showman Milton Cunha, primeiro e eterno muso e apresentador. A BAB (Banda Amigos Da Barra), sai pela orla dois domingos antes da folia do Rei Momo. Nos dois últimos desfiles (2019 e 2020), a BAB foi eleita como o melhor bloco da Zona Oeste do Rio, principalmente por sua segurança e organização. Criada em 2017, a BAB começou com um trio parado numa das mais concorridas ruas da Barra da Tijuca, Olegário Maciel, esquina com a Praia do Pepê. Nicole Balls foi a primeira rainha da banda. Entres as atrações, a Bateria da Beija Flor. No ano seguinte, passou para a Avenida Lúcio Costa, do Posto 03, até a Praça do Ó, com um mega trio comandado por vários artistas, além da cantora Lexa e da Bateria da Unidos de Bangu. Em 2019, a Banda homenageou as mulheres, representadas por um dos maiores símbolos do carnaval, a primeira mulher a entrar na avenida à frente de uma bateria, Adele Fátima, ex-mulata do Sargentelli. Em 2020, homenageou um dos artistas mais emblemáticos do cenário musical, além do teatro, cinema e televisão: Serjão Loroza. No comando de Loroza e vários outros artistas, o trio arrastou uma grande multidão, sem nenhuma manifestação de briga. A Escola de Samba Unidos da Barra fez sua estreia na rua neste dia. Mais de 400 mil pessoas seguiram o trio, com famílias, adolescentes, jovens, idosos e até funcionários da Comlurb e barraqueiros.
Em seus desfiles, a Banda trabalha a inclusão social, o resgate da cidadania, além de diversas campanhas de arrecadação e apoio a ONGs que cuidam de pessoas, inclusive, crianças com lábio leporino. Criou a ala da terceira idade, tendo como Musa Master uma senhora de 84 anos. Além disso, possui uma ala formada somente por cadeirantes, além do esquadrão da limpeza, que vai recolhendo e separando todo o lixo reciclável, deixado após a passagem do trio.
O evento
Neste domingo (08), a apresentação do enredo da BAB 2023 será marcada pela presença da família de Arlindo Cruz, que terá parte de seu acervo exposto no local. Entre os shows, o comando será da Banda Escolha Nossa e convidados, além da tradicional feijoada e a indefectível batucada. O local se transformará num dos “Lugares De Arlindo”.
SERVIÇO:
Feijoada da Banda Amigos Da Barra
Apresentação Do Enredo: - O Império Do Samba Coroa o Mestre Arlindo Cruz
Atrações: - Grupo Escolha Nossa e Convidados
Dia: - 8 de dezembro – domingo
Local: - Padano Sertanejo Bar (Av. Érico Veríssimo, 821 – Barra Da Tijuca
Horário: - A partir das 13 horas / Até às 20hs - feijoada até as 17 hs apenas
Valor: - R$ 60,00 (Feijoada + Shows)
Vendas: - No local, ou pelo WhatsApp: (21) 96947-0018.
Idade: - Menores de 16 anos só com os responsáveis