Começa nesta quinta-feira (12) a fase eliminatória da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Dos sete times representantes do Rio de Janeiro, cinco estão classificados. Fluminense, Botafogo e Vasco tiveram 100% de aproveitamento, vencendo todas as partidas disputadas na fase de grupos. Já o Flamengo, embora tenha avançado na primeira colocação do seu grupo, estreou com empate.
Na Copinha, os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para segunda fase. Caso do Nova Iguaçu, que alcançou o segundo lugar com seis pontos e continua na maior competição de base do país.
Até o momento, o Fluminense se destaca entre os times cariocas. Marcou nove gols e não sofreu nenhum: 1 a 0 na estreia contra o Porto Vitória, goleada de 6 a 0 no Imperatriz e, por fim, 2 a 0 no Taubaté. Os Moleques de Xerém voltam a campo hoje, às 15h, jogando contra o Atlético Guaratinguetá. Quem perder sai da disputa.
Mais tarde, às 19h30, o Flamengo enfrenta o Avaí, tentando avançar à terceira fase. Os Garotos do Ninho começaram a jornada num 0 a 0 com o Floresta, mas venceram as duas outras partidas pelo mesmo placar de 2 a 1. Primeiro bateram o Aparecidense, depois o XV de Jaú.
O Botafogo começou com uma goleada de 4 a 0 sobre o Pinheirense, depois venceu o São Carlos por 1 a 0 e, por último, bateu o São-Carlense por 3 a 1. A base alvinegra pode continuar avançando se vencer o Lemense amanhã, sexta-feira (13).
O Vasco também joga nesta sexta (13) contra o Ibrachina. Para chegar ao mata-mata, os Meninos da Colina venceram o Capital por 2 a 1, o Hercílio Luz por 2 a 0 e o Osasco pelo placar simples de 1 a 0.
Amanhã (13) ainda tem outra decisão para um carioca: o Nova Iguaçu, que avançou na segunda colocação e enfrenta o Atlético-MG. Os Laranjinhas começaram perdendo por 1 a 0 para Vila Nova, que acabou líder do grupo. Mas depois ganharam do Mauá por 2 a 0 e do Mauaense por 3 a 0.
A eliminação precoce do Madureira teve ares dramáticos. Dezenove jogadores da base suburbana carioca sofreram intoxicação. Mesmo com o surto de diarreia entre os atletas, a Federação Paulista não aceitou o pedido do clube para adiar a partida. Isso foi na segunda rodada, quando empataram com Sharjah, time que acabou ficando com a vaga por saldo de gols. No primeiro jogo, o Madureira ganhou do Ceará por de 1 a 0 e, no último perdeu para o Rio Claro pelo mesmo placar.
Já o Volta Redonda deu adeus à competição porque fez uma campanha ruim. Perdeu os dois primeiros jogos – Sport e Comercial – e empatou com o Internacional de Limeira, ficando na lanterna, com apenas um ponto.
Times do Estado do Rio na fase mata-mata:
Fluminense x Atlético Guaratinguetá – quinta (11) – 15h
Flamengo x Avaí – quinta (11) – 19h30
Botafogo x Lemense – sexta (13)
Vasco x Ibrachina – sexta (13)
Nova Iguaçu x Atlético-MG – sexta (13)