TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Polícia mata Tio Baby, chefão do Fubá; HO do Dezoito e Netão do Urubu são grampeados

Nove traficantes do CV foram presos escondidos na casa onde planejavam invasões

Por Portal Eu, Rio! em 13/01/2023 às 19:32:32

Cinco dos nove traficantes presos foram levados para a 29ª DP (Madureira). Fotos: Divulgação/Polícia Militar

Uma operação programada da Polícia Militar para combater uma guerra entre milicianos e traficantes que atuam na região do Morro do Campinho, nesta sexta-feira (13), resultou na morte do chefe tráfico do Morro do Fubá e na prisão dos chefes dos Morros do Dezoito, em Água Santa, e do Urubu, em Pilares, ambos bairros da Zona Norte do Rio. A ação também deixou outro suspeito morto e prendeu mais sete homens.


"Tio Baby", chefe do tráfico no Fubá e "Puxador de Guerra" do CV, segunfo a PM: morto.

De acordo com a PM, o 9º BPM (Rocha Miranda) cercou uma casa utilizada por criminosos como esconderijo. No local, nove homens foram presos, entre eles o criminoso Honório Pereira de Jesus, conhecido como H.O, apontado como chefe do Morro do Dezoito, e Geovani Lameira Antônio, o Netão, chefe do crime organizado do Morro do Urubu. Houve confronto e outros dois suspeitos ficaram feridos e não resistiram, sendo um deles Rafael Cardoso do Valle, o Tio Baby, que comandava o Morro do Fubá. Ao todo, 11 fuzis foram apreendidos. As ocorrências foram apresentadas na 29ª DP (Madureira) e na Delegacia de Homicídios da Capital (DHC).


Onze fuzis dos traficantes foram apreendidos.

"O 9º Batalhão, através do nosso comando, Coronel Xavier, já vem realizando trabalho de inteligência e monitoramento desses criminosos que atentam contra o território, o Comando Vermelho tentando invadir o Fubá e o Campinho já há algum tempo. Então, identificamos que poderia ter alguma ação desse tipo, identificamos que seriam 30 marginais que invadiriam o terreno, oriundos do Morro do Dezoito e do Urubu. Quando confirmada essa movimentação, nós fomos para a comunidade e realizamos o cerco aos marginais", explicou o major Furtado, do 9º BPM ao 'RJ1' da TV Globo.

Tio Baby, H.O e Netão eram procurados pela polícia por conta de homicídios cometidos nas regiões que dominam. Desde o ano passado, os Morros do Campinho e do Fubá vem sofrendo com constantes confrontos, por conta da disputa entre integrantes do Comando Vermelho com a milícia do Tico e Teco, pelo controle total das regiões. O grupo paramilitar é chefiado pelos irmãos Leonardo Luccas Pereira, o Leléo ou Tico, e Diogo Luccas Pereira, o Teco ou Playboy, que está preso desde 2020. O local era comandado por eles, mas a traição de um membro facilitou a invasão dos traficantes, liderados por Rafael Cardoso do Valle.


Material apreendido com os criminosos.

"O Tio Baby é na verdade um termo de puxador de guerra do Comando Vermelho, ele trabalha onde o Comando Vermelho tenta expandir. Então, ele puxa a tropa dele e tenta trabalhar as invasões. Ele foi neutralizado, é um marginal altamente perigoso e foi um ganho enorme para a Polícia Militar essa neutralização", completou o major.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Clínica da Família Souza Marques, na região de Campinho, acionou o protocolo de acesso mais seguro e interrompeu o funcionamento na manhã de hoje. A Secretaria Municipal de Educação (SME) informou também que a operação policial impactou uma unidade de ensino na região do Campinho.

Operações em comunidades do Rio
Também nesta sexta-feira, a corporação realizou operações em diversos locais do estado do Rio, com objetivo de reprimir o crime organizado, prender criminosos e apreender armas de fogo. No Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, na Zona Norte, a ação foi realizada por equipes do 41º BPM (Irajá). Não houve registro de prisões ou apreensões.
Na noite de quinta-feira (12), um suspeito havia morido na região após trocar tiros com policiais militares, durante uma tentativa de abordagem a um veículo roubado. Na ocasião, o carro foi recuperado, um fuzil e um rádio transmissor foram apreendidos.

De acordo com a SMS, o Centro Municipal de Saúde Clementino Fraga, no Juramento, manteve o atendimento à população, mas suspendeu as atividades externas. Apesar de não haver operação da PM na Serrinha, em Madureira, por conta da proximidade com a favela de Vicente de Carvalho, a CF Mestre Molequinho do Império, próxima à comunidade, não estava realizando atendimento.

No Morro da Primavera, no bairro de Cavalcante, também atuaram equipes do 9º BPM, enquanto o 2º BPM (Botafogo) esteve no Morro do Santo Amaro, no Catete. Não há registro de presos ou material ilícito apreendido nesses locais. Na região dos bairros da Zona Norte e Sul do Rio, as unidades de saúde municipais funcionaram normalmente, de acordo com a SMS.


A SME informou que as operações desta sexta-feira impactaram três escolas na comunidade da Serrinha, em Madureira e uma unidade escolar na comunidade da Primavera. A pasta ressaltou que ano letivo ainda não se iniciou, portanto as escolas da rede municipal se encontram abertas para atendimento administrativo. Sempre que há uma situação de risco, o protocolo de acesso mais seguro é acionado.

Houve ainda operações do 35º BPM (Itaboraí) nas comunidades do BNH, Marambaia, Apollo e Viúva, em Itaboraí, e do 7º BPM (São Gonçalo) no Morro Menino de Deus, em São Gonçalo, ambos na Região Metropolitana. Na última, dois traficantes foram presos e foram apreendidos com eles um rádio transmissor e drogas.


Em nota, a Prefeitura de São Gonçalo informou que as unidades de educação estão em período de férias escolares e que o setor administrativo não foi afetado pela operação e permanece funcionando até às 12h. Todas as unidades de saúde da região estão em funcionamento normal. A Prefeituras de Itaboraí ainda não informou se as unidades da rede municipal de saúde e ensino foram afetadas por conta das ações policiais.

Policiais do 7º BPM, com o auxílio de uma retroescavadeira, estão retirando barricadas das ruas da comunidade do Menino de Deus, no bairro do Rocha, em São Gonçalo.

Em Magé, na Baixada Fluminense, atuaram equipes do 34° BPM (Magé) na comunidade da Lagoa. Já em Cabo Frio, na Região dos Lagos, o 25º BPM (Cabo Frio) realizou ação nas favelas do Jacaré, Monte Alegre, Rainha da Sucata e Boca do Mato. Não houve prisões ou apreensões nessas localidades. Procurada, a Prefeitura de Cabo Frio informou que a Escola Municipal Professora Catharina Silveira Cordeiro e a Creche Escola Municipal Maria Emilia Dos Santos Castro, no bairro Monte Alegre, além da Escola Estadual Municipalizada Teixeira E Souza, no Porto do Carro, tiveram o expediente na secretaria suspenso.

Nas demais localidades onde ocorreram operações da PM, o funcionamento aconteceu normalmente. A Prefeitura também destacou que a rede municipal de ensino está em período de férias, sendo o funcionamento das escolas somente administrativo. A Prefeituras de Magé não informou se as unidades da rede municipal de saúde e ensino foram afetadas pela operação da corporação.


A Polícia Militar pede a colaboração da população para localizar criminosos e esconderijos de armas e de drogas pelo 190 ou pelo Disque Denúncia, nos telefones (21) 98849-6099; (21) 2253-1177 ou 0300-253-1177, além do App Disque Denúncia RJ e também pelo inbox do Facebook e Twitter dos Portal dos Procurados. O anonimato é garantido.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.