Pela Copa São Paulo de Futebol Júnior, Botafogo e RB Bragantino se enfrentam neste domingo (15), às 12h45, em São Carlos, disputando vaga nas oitavas de final da competição.
A base alvinegra encerrou a primeira fase da Copinha com 100% de aproveitamento e continuou invicto na segunda fase, eliminando o Lemense por 2 a 0.
O RB Bragantino também foi líder na fase de grupos com duas vitórias e uma derrota. Na segunda fase goleou o São Carlos por 5 a 0.
Com Flu eliminado, Bota é único carioca na Copinha
Após a eliminação do Fluminense ontem (14), o Botafogo passou a ser o único representante do Rio de Janeiro na Copinha e também o único dos quatro grandes que nunca levantou a taça. A melhor campanha do alvinegro numa edição do torneio foi em 1971, quando alcançou a vice-liderança.
Os Moleques de Xerém sonhavam com o hexacampeonato, já que a base tricolor conquistou as edições de 1971, 1973, 1977, 1986 e 1989. Mas foram derrotados na terceira fase pelo Goiás, pelo placar de 2 a 1.
Antes da eliminação, o Flu disputou quatro jogos sem sofrer nenhum gol no tempo regulamentar e teve 100% de aproveitamento na fase de grupos.
A base tricolor é a segunda maior vencedora na Copa São Paulo, junto com o Internacional que também faturou o pentacampeonato em 2020. Ambos estão atrás somente do Corinthians, que tem 10 títulos.
O Flamengo, eliminado na segunda fase da edição 2023, foi campeão em 1990, 2011, 2916 e 2018.
E o Vasco da Gama, que também deixou a competição no primeiro confronto da fase eliminatória, foi campeão apenas uma vez, em 1992.
Na edição atual ainda participaram Volta Redonda e Madureira, eliminados na fase de grupos e Nova Iguaçu, derrotado na primeira partida da fase mata-mata pelo Atlético-MG.
Ficha Técnica
BOTAFOGO X RB BRAGANTINO
Data: Domingo, 15 de janeiro de 2023
Horário: 12h45 (de Brasília)
Local: Estádio Prof. Luiz Augusto de Oliveira – São Carlos - SP
Botafogo: Gabriel Toebe; Bernardo, Kawan, Reydson e Jefinho; Peloggia e Felipe; Sapata, Brendon e Jhonnatha; Maranhão.
RB Bragantino: Fernando Costa; Kauã Alves, Jeffão, Óscar Benítez e Isac; Wesley, Chumbinho, Kosei e Léo Maia; Marcelo e Marquinhos.