Dez semanas separam 200 moradores de Acari de suas novas profissões. Neste breve período, o "Projeto A Arte Gerando Renda" ensinará gratuitamente decoração de unhas, maquiagem social, maquiagem artística, além de tranças e turbantes. A iniciativa está em sua quarta edição, e já capacitou mais de 800 jovens e adultos da Maré, Piedade e Rocinha. Hoje, eles empreendem ou trabalham com Carnaval, teatro, festas infantis e salões de beleza. As inscrições começam no dia 2 de julho, e as aulas terão início em 1º de agosto.
O "A Arte Gerando Renda" será dividido em duas etapas, com 100 vagas cada. A primeira ocorre de agosto a outubro e a segunda entre outubro e dezembro. Para participar, basta ter mais de 15 anos, sem limite de idade. O Projeto conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura e do MetrôRio, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS, e tem apoio do Instituto Invepar.
Segundo o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), a região de Acari possui o terceiro pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município do Rio de Janeiro. O índice mede três pontos: longevidade (vida longa e saudável), educação (acesso ao conhecimento) e renda (padrão de vida), o que motivou a ida ao local. "Estávamos procurando um espaço para desenvolver o projeto em Acari e a direção da Escola Municipal Daniel Piza foi enfática: Queremos vocês aqui", relembra Marcelo Andriotti, diretor da ONG Favela Mundo, que organiza o A Arte Gerando Renda.
Referência para a ONU
Em 2014, a ONG Favela Mundo foi reconhecida como um "modelo de inclusão social nas grandes cidades", no World Cities Day 2014, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, Estados Unidos. Ao todo, a entidade já esteve presente, levando a bandeira de nosso país, em oito eventos no exterior. O mais recente foi em novembro de 2017, quando Marcelo Andriotti foi nomeado Embaixador de Liderança no Toronto World Leadership Forum, que ocorreu no Canadá.
Para se inscrever, basta ter a partir de 15 anos e comparecer à Escola Municipal Jornalista Escritor Daniel Piza (Rua Prefeito Sá Lessa 200, Acari), das 10h às 16h, de segunda à sexta-feira. As matrículas começam a partir de 2 de julho. As aulas iniciam em 1ºde agosto. Mais Informações:www.favelamundo.org.brou 3802-5881.