Nesta terça-feira (17), a Prefeitura do Rio apresentou a nova estrutura do carnaval na Intendente Magalhães durante evento no Palácio 450, sede da Subprefeitura da Zona Norte, em Oswaldo Cruz. Pelo projeto, a passarela que vai abrigar cinco noites de desfiles das escolas do Grupo de Avaliação e das séries Prata e Bronze (antigos grupos de acesso C, D e E), além de um dia para os blocos, terá uma estrutura mais ampla para abrigar o público e para a mobilização do staff e dos carros alegóricos. Para a ampliação, o tradicional endereço foi transferido para a Avenida Ernani Cardoso.
Com a Nova Intendente, as agremiações terão uma passarela de 400 metros para apresentar seu enredo. A nova estrutura apresenta também um espaço de oito metros de largura, permitindo um número maior de integrantes por ala e até a construção de carros alegóricos de dimensões maiores. As arquibancadas, que antes recebiam até duas mil pessoas, terão capacidade para 5 mil foliões. Para dar mais segurança ao espaço, serão proibidos vendedores autônomos e a comercialização de bebidas em embalagens de vidro.
“Este ano teremos um Carnaval totalmente novo na Intendente Magalhães, totalmente renovado. É uma revolução na infraestrutura tanto para quem desfila como para os moradores que sempre tiveram dificuldade de deslocamento. Estamos cuidando para que seja o melhor Carnaval de todos os tempos na Intendente Magalhães”, disse o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz, representando o prefeito Eduardo Paes.
De acordo com o presidente da Riotur, Ronnie Costa, a mudança de endereço foi feita para dar suporte à produção da festa e garantir mais conforto às escolas e aos foliões que vão acompanhar os desfiles das agremiações. Exclusivamente montada para o evento com cenografia e iluminação especiais, a infraestrutura a ser implementada foi modernizada e reforçada, com lounge, camarotes, praça de alimentação, cabines de jurados, frisas, entre outras tendas e serviços.
“Nosso compromisso é democratizar os desfiles. A nova estrutura vai possibilitar que o folião, que muitas vezes não tem a oportunidade de estar na Marquês da Sapucaí, desfrute de uma estrutura no mesmo formato. É uma maneira de valorizar também as agremiações e os profissionais que fazem o Carnaval acontecer”, destacou Ronnie Costa.
Os desfiles na Nova Intendente, que servem de base para a Série Ouro e para o Grupo Especial, serão realizados no domingo (19/2), com as escolas do Grupo de Avaliação; segunda-feira (20/2) e terça-feira (21/2), com as escolas da Série Bronze; e sexta-feira (24/2) e sábado (25/2), com as escolas da Série Prata.
Os desfiles devem reunir este ano aproximadamente 200 mil pessoas, entre passistas, ritmistas, pessoal de apoio e público em geral. Serão dias de muita música e samba no pé, com entrada gratuita.
“O Carnaval não pode acabar. Estou muito lisonjeada de ver como será o Carnaval da Intendente este ano. É uma satisfação muito grande e estou aqui para dar força a eles. As escolas vão chegar mais fortes na Sapucaí”, disse a presidente de honra da Portela, Tia Surica, que prestigiou o lançamento do desfile de Nova Intendente.
Clayton Ferreira, presidente da Superliga, responsável pelos desfiles na Intendente Magalhães, comemorou a nova estrutura. Ele acredita que o Carnaval deste ano será um marco na história do evento na Zona Norte.
Confira a relação e o dia dos desfiles de cada escola
Grupo de Avaliação
Domingo (19/2)
Série Bronze
Segunda-feira (20/2)
Terça-feira (21/2)
Série Prata
Sexta-feira (24/2)
Sábado (25/2)
Fonte: Prefeitura do Rio