TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Fase principal do Carioca começa dia 19

Veja mudanças no elenco de Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo para competição

Por Rosária Farage em 11/01/2019 às 11:54:14

Flamengo é o time que mais gastou na janela (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo )

Estamos na fase preliminar do Campeonato Estadual 2019 no Rio de Janeiro, onde apenas dois dos seis times participantes (América, Americano, Goytacaz, Macaé, Nova Iguaçu e Resende) irão prosseguir. Mas para quem curte mesmo acompanhar as maiores equipes do futebol carioca, está chegando a hora.

Será no sábado (19) o início da fase principal do Campeonato Carioca com as estreias, entre outros, de Vasco (contra o Madureira) e Fluminense (contra o Volta Redonda) representando os times das grandes torcidas. No domingo (20), também volta a campo o Flamengo, jogando com Bangu e o Botafogo, que enfrenta a Cabofriense.

Desde o fim do Campeonato Brasileiro de 2018 que não vemos estes times atuarem no Brasil. Período de férias com posterior pré-temporada e muitas mudanças nas equipes. O mercado da bola vem fervendo desde então. Com partidas, chegadas e fortes negociações.

Flamengo perdeu Paquetá, mas tem Gabigol e Arrascaeta

O maior destaque em todos os sentidos tem sido o Flamengo. Após saída de Vinicios Junior para o Real Madrid, negociado ainda quando estava na base, teve também a venda do meia Lucas Paquetá para o Milan (ITA), joias do ataque rubro-negro, o clube vem se reforçando com nomes que podem compor um dos melhores elencos do país.

Até o presente momento o Flamengo já contratou o atacante Gabriel, artilheiro ano passado do Campeonato Brasileiro pelo Santos, o meia Arrascaeta, que estava no Cruzeiro campeão da Copa do Brasil, e o zagueiro Rodrigo Caio, do São Paulo, que chegou a ser até convocado para Seleção do Tite. Tudo isso sob o comando do também recém contratado Abel Braga, técnico que retorna ao time onde foi campeão Carioca e da taça Guanabara em 2004.

Fernando Diniz forma nova equipe no Fluminense

Já o Fluminense, de onde Abelão saiu durante o recesso para Copa da Rússia, vem perdendo força ano a ano. Em crise financeira e política, o clube das Laranjeiras vem perdendo peças fundamentais como o goleiro Julio Cesar, que foi destaque na temporada passada e contratado pelo Grêmio este ano; o meia Sornoza e o volante Richard que foram para o Corinthians; o lateral Ayrton Lucas para o Spartak Moscou e o volante Jadson para o Cruzeiro.

Até jogadores que tinham forte ligação com o clube, como o zagueiro Gum que vestiu a camisa tricolor por quase dez anos e o meia-atacante Marcos Junior, cria de Xerém, não renovaram contrato. Gum ainda sem destino certo no futebol e Marcos Junior já integrado ao Yokohama Marinos no Japão.

Em compensação chegaram o goleiro Agenor (Guarani), o zagueiro Matheus Ferraz (América MG), o lateral Ezequiel e o volante Bruno Silva (Cruzeiro), o meia Yony González (Barranquilla - COL) e os atacantes Mateus Gonçalves (Sport) e Luís Felipe (Internacional). Contratações pontuais que não animam muito a torcida tricolor. O elenco que está sendo montado este ano, sob o comando do novo técnico Fernando Diniz, é considerado mais fraco que o anterior pela imprensa especializada.

No Vasco não tem Martin Silva, mas Pikachu é Maxi López continuam

O Vasco da Gama, que sofre dos mesmos males, de gestão e financeiro, mesmo que em outros termos, parece ter conseguido uma base mais consistente. Manteve a estrela atual da companhia, Maxi López, conta ainda com Yago Pikachu e embora tenha perdido o goleiro Martin Silva, tem Fernando Miguel, que já havia substituído o uruguaio no final da temporada com bom rendimento e deve assumir titularidade em definitivo.

Até agora os reforços apresentados em São Januário são oito: os meias Bruno Cesar do Sporting e Yan Sasse do Coritiba, os laterais Cláudio Winck do Internacional, Danilo Barcelos do Atlético MG e Raúl Cáceres do Cerro Porteño, os volantes Fellipe Bastos do Corinthians e Lucas Mineiro da Ponte Preta e o atacante Ribamar do Ohod FC - KSA. Contando ainda com a permanência do técnico Alberto Valentim.

Cavalieri chega no lugar do Jefferson no Botafogo

O Botafogo do técnico Zé Ricardo, também teve suas alterações no elenco. O time perdeu um jogador importante para o Atlético Mineiro, o volante Igor Rabello e seu capitão Rodrigo Lindoso para o Internacional. Também ficou sem o ídolo Jefferson que se aposentou da carreira. Mas trouxe Diego Cavalieri para disputar com o excelente Gatito a titularidade no gol alvinegro.

Fora isso, as negociações estão sendo bastante tímidas. Até o momento são mais quatro contratações. Chegaram os volantes Alex Santana do Paraná e Alan Santos doIttihad Kalba-EAU,o zagueiro Gabriel do Atlético MG e o meia Gustavo Ferrareis do Internacional. O clube também não vive um bom momento econômico e não tem como ir além deste patamar.

Como será o Cariocão?

Pelas negociações e estrutura, o Flamengo sai muito na frente de Fluminense, Vasco e Botafogo. Em termos de campeonatos, parece que os outros três da elite do futebol carioca não terão muitas chances contra o rubro-negro, que em tese fortaleceu ainda mais seu elenco. Mas só saberemos mesmo quando a bola rolar, porque a rivalidade num clássico estadual é capaz, historicamente falando, de surpreender algumas vezes. Fora o fato dos clubes estarem esvaziando a competição, deixando de colocar em campo o time titular.
POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.