TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Global Teacher tem dois brasileiros na final

Prêmio internacional que conta com a participação de 171 países terá participantes brasileiros que se destacaram com projetos inovadores.

Por Marisa Dias em 11/01/2019 às 13:28:07

Divulgação: Secretarias de educação de Pernambuco e São Paulo

O prêmio internacional Global Teacher contará com a participação de dois brasileiros entre os 50 finalistas. Os professores Jayse Ferreira, de Pernambuco, e Débora Garofalo, de São Paulo, estarão disputando a premiação que analisa o trabalho de profissionais de 171 países focalizando métodos inovadores e criativos.

Em Itambé, Pernambuco, o amor à arte fez a diferença na Escola de Referência de Ensino Médio Frei Orlando. O professor Jayse buscou incentivar seus alunos através do cinema, com filmagens feitas pelos estudantes, retratando o cotidiano de violência e pobreza, e também sobre a discriminação.

O projeto recebeu doações e apoio de empresas locais recebendo roupas, fantasias e até equipamentos. Dessa forma, foi possível produzir as filmagens. Em menos de uma semana, a repercussão do vídeo resultou em 20 mil visualizações no Youtube.

O resultado positivo levou os estudantes a seguir com o projeto produzindo um vídeo sobre os riscos aos motoristas em relação ao consumo de álcool. Simultaneamente, alguns debates foram realizados pelos alunos referentes aos assuntos abordados. Os encontros tiveram temas como identidades raciais e religiosas diante de experiências de preconceito.

O projeto ganhou visibilidade e refletiu no aumento do número de inscrições em universidades, redução da evasão e reconhecimento local e nacional do projeto.

Já em São Paulo, Débora Garofalo resolveu transformar a Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Ary Palmeiras, localizada na capital de São Paulo, em um estabelecimento de ensino modelo para outras escolas. Criou projetos de tecnologia onde dava treinamentos para outros professores, baseado no mapeamento que os alunos fizeram sobre os problemas do bairro. Pobreza e violência foram um dos pontos presentes no trabalho executado pelos estudantes.

Com foco na consciência ecológica, Débora realizou aulas abertas sobre gestão de resíduos para a comunidade local. O objetivo é usa a cultura “criadora” para que os alunos transformem desperdício em protótipos de coisas que imaginaram, projetaram e construíram.

O projeto resultou em muito material produzido. Mais de 2 mil alunos contribuíram com o programa criando seus protótipos, entre eles robôs, carrinhos, barcos e aviões, que usaram cerca de 700 quilos de lixo transformados.

Os trabalhos executados fizeram com que os estudantes desenvolvessem habilidades de trabalho colaborativo e interdisciplinar, inclusive aprofundando sua compreensão de eletrônica e física.

A constatação desses resultados foi evidenciada nas provas onde os alunos que contribuíram com os projetos tiveram boas notas, em média, de 4,2 para 5,2. Outro ponto favorável foi o fato de que pelo menos 28 alunos permaneceram na escola quando estavam em risco de abandono.

O Prêmio Global Teacher é concedido pela Fundação Varkey, sob o patrocínio do sheik Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos e governante de Dubai. A entrega do prêmio, será feita em Dubai, nos Emirados Árabes.

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.