No primeiro dia da operação Verão da Lei Seca (10) os agentes flagraram 45 motoristas embriagados em vários pontos do Estado. A Operação Verão é realizada pelo quinto ano consecutivo com a realização de blitzes diurnas nas principais áreas de lazer do Rio de Janeiro.
Além dos motoristas alcoolizados, a Operação flagrou um fugitivo do sistema prisional. Cristiano de Almeida Freitas dirigia sem habilitação quando foi parado na Estrada Francisco da Cruz Nunez, em Niterói. Ele havia recebido indulto do Dia dos Pais em 2008 e desde então, não retornou ao presídio. Sua pena se deu por roubo.
A Operação Verão da Lei Seca fiscalizou mais de mil motoristas em todo o Estado. O secretário de Governo, Gutemberg de Paula Fonseca, disse que a Operação é fundamental para proteção da população:
“As pessoas estão aprendendo a se organizar com relação aos hábitos de beber e dirigir à noite por causa das ações diárias da Lei Seca que acontecem em nosso estado, mas os motoristas precisam se conscientizar de que os riscos da mistura do álcool e direção não têm hora. Ele é o mesmo de dia ou à noite”, disse.
Em 2018, a Operação Lei Seca abordou 21.808 motoristas. Desses, 1.362 foram reprovados no teste do bafômetro.