TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Acidente em escada rolante de estação do Metrô deixa 29 feridos

O transtorno foi causado por falha em equipamento de mobilidade

Por Portal Eu, Rio! em 20/01/2023 às 09:43:36

Estação Estácio estava lotada nesta sexta-feira (20). Foto: Reprodução

Na manhã desta sexta-feira (20), um acidente com a escada rolante na estação Estácio do Metrô Rio deixou 29 pessoas feridas.

Passageiros sofreram ferimentos no rosto, pés e pernas. Uma das vítimas, uma mulher ainda não identificada, quebrou uma das pernas. Segundo testemunhas que estavam no local, a escada rolante que subia começou a descer abruptamente.

Uma das pessoas que presenciou o acidente publicou nas redes sociais cenas desesperadoras em que viu idosas machucadas e crianças sendo pisoteadas.

"Quando o chão da escada rolante da estação Estácio rompeu, estava atrás das primeiras pessoas que começaram a cair dentro de um buraco. Foi uma agonia, desespero e tristeza. Idosas machucadas e crianças sendo pisoteadas. O Metrô Rio tem que ser responsabilizado!", escreveu Yuri Rodrigues.


Outra testemunha, Tha Riguette, relatou: "Gente, a escada rolante da Estação Estácio do Metrô desabou e machucou muita gente. Gente passando mal, um moço abriu o joelho, muita gente tremendo".


Os feridos foram atendidos em três hoslitais: Souza Aguiar, no Centro; Salgado Filho, no Méier; e Miguel Couto, no Leblon. Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que 16 vítimas do acidente na estação de metrô do Estácio deram entrada na rede. O Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, recebeu cinco pessoas e o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, outras quatro. Todas têm quadro de saúde estável. Já o Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon, entre as sete vítimas que deram entrada, cinco foram liberadas e duas têm quadro de saúde estável.

O Metro Rio, por meio de nota, informou que “houve uma falha em equipamento de mobilidade na estação Estácio, na transferência entre as linhas 1 e 2. Samu já está no local e Corpo de Bombeiros foi acionado para auxiliar. A concessionária está prestando os primeiros atendimentos no local”.


No fim da manhã, a concessionária afirmou, também por meio de comunicado, que o equipamento foi "minuciosamente inspecionado e que não houve falhas no seu funcionamento". O texto prossegue e diz que "até o momento, a informação é de que passageiros tentaram usar a escada rolante de subida para descer". Quem estava na estação contou que as pessoas tentaram descer porque, ao chegar no fim da escada rolante, devido ao intenso fluxo e aglomeração, não era possível acessar a plataforma, o que deu início à confusão.

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.