TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Projetos sociais apresentam seus trabalhos em première e buscam apoio

Coletivo Soma reúne 20 coletivos sociais que atuam em comunidades da cidade do Rio de Janeiro

Por Anderson Madeira em 21/01/2023 às 11:43:51

Foto: Divulgação

O Coletivo Soma, que reúne 20 coletivos sociais atuantes em comunidades da cidade do Rio de Janeiro, apresentaram nesta sexta-feira (20), suas ações junto a milhares de crianças, jovens e mulheres, em uma premiére no Memorial Municipal Getúlio Vargas, no bairro da Glória, zona sul do Rio. O objetivo foi obter visibilidade para conseguir patrocínio e voluntários. A tarde chuvosa não impediu que dezenas de integrantes dos projetos comparecessem ao evento.

Os projetos sociais são realizados pelos moradores das comunidades onde atuam, que perceberam as necessidades latentes e partiram em busca de protagonismo para a construção de uma sociedade melhor, com mais respeito, arte, cultura, sustentabilidade, amor e oportunidade para todos. A premiére consistiu em vários vídeos com entrevistas dos responsáveis pelos coletivos. A gravação das entrevistas e a edição dos vídeos foram feitos pela editora e produtora ID Cultural, com apoio da Lei Municipal de Incentivo.

“Levamos dois meses para selecionar os projetos. Buscamos aqueles que precisavam mais de recursos e que tinham ações nas mais diversas áreas, como a cultura, esporte, tecnologia, meio ambiente e educação. As entrevistas com os organizadores foram realizadas entre setembro e novembro do ano passado. Os coletivos foram reunidos no Soma para ajudá-los. Agora, eles conversam entre si”, explicou Renner Varcílio, diretor de produção da ID Cultural.

Em cada vídeo, muitas histórias e sonhos relatados nas entrevistas. Pessoas que, mesmo com poucos recursos, buscam ajudar outras, para que tenham um futuro melhor. Douglas Areias, de 32 anos, é coordenador do coletivo Rua, de dança urbana. “A gente começou há dez anos, na garagem de casa e conseguimos, cerca de um mês depois, um espaço no Centro Social Urbano de Santa Margarida, um sub-bairro de Cosmos, na zona oeste do Rio. Antes da pandemia tínhamos 120 crianças. Durante, apenas 4, e agora estamos com 80. Elas aprendem hip hop e dança contemporânea. Fazemos apresentações, principalmente nos teatros da zona oeste. Conseguimos alguns recursos com a venda de ingressos”, contou Douglas.

Com o tempo, o coletivo incluiu as mães dos alunos. “Elas levavam os filhos e ficavam esperando do lado de fora. Resolvemos incluí-las e elas aprendem também dança. Com as mães fazemos um trabalho mais físico e artístico e com as crianças, algo mais lúdico”, acrescentou o coordenador do Street.

O Espaço Erê, de Guaratiba, também na zona oeste do Rio, é outro que está no coletivo Soma. Trabalha com crianças, jovens e adultos e visa a uma educação antirracista e decolonial. “Nas aulas, nós procuramos mostrar a história da África, que deveria ser obrigatoriamente ensinada nas escolas e não é. Muitos acham que vai se ensinar religião, mas a África não é só isso. Também mostramos a importância da preservação ambiental, pois a natureza é o nosso sagrado”, contou Olomidê Lessa, uma das coordenadoras do coletivo, que atende 70 pessoas.

Os demais coletivos que participam são Favela Tem Voz (Urucânia, zona oeste), Projeto Fruta do Pé (Inhoaíba, zona oeste), Favela Inc (Vidigal, zona sul), Gerando Sonhos (Padre Miguel, zona oeste), Coletivo Rua (Cosmos, zona oeste), Estrelas do Mandela (Manguinhos, zona norte), ZN de Coração (Encantado, zona norte), Ame o Santo Amaro (Santo Amaro, zona sul), Street Flow (Complexo do Alemão, zona norte), Galeria Providência (Morro da Providência, zona central), Tia Ciata (Centro, zona central), Atitude Social (Santa Marta, zona sul), Efeito Urbano (Santo Cristo, zona central), Favela Walls (Morro do Pinto, zona central), Urbanos (Guaratiba), Favela Radical (Morro do Turano, zona norte), Instituto Haroldo Pinto (Rocinha, zona sul), Semearte (Rocinha, zona sul) e Mova (Santa Cruz, zona oeste).








POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.