Neste sábado, às 14h, o governador Wilson Witzel, junto do secretário estadual de turismo, Otávio Leite, receberá turistas argentinos de um vôo da Azul Linhas Aéreas que chegará no Aeroporto Internacional de Cabo Frio. Além desse encontro, Witzel irá escutar as solicitações dos prefeitos e empresários da Região dos Lagos, já que o feriado de Ano Novo recebeu 200 mil visitantes a mais em comparação aos anos anteriores. Essa superlotação ocasionou um verdadeiro caos nos transportes, na distribuição de água e energia, fora o transtorno nas estradas estaduais e federais que dão acesso à Região.
O secretário de turismo declarou que o governador tem interesse em organizar programas em relação à Costa do Sol, com a finalidade de garantir um turismo de qualidade e ainda quer recuperar vôos internacionais que não pousam mais no Galeão; ou seja, estimular as operações no Aeroporto de Cabo Frio, que possui a segunda maior pista do Estado, perdendo só para o Internacional do Rio.
"O governador quer que o Aeroporto de Cabo Frio se consolide como um forte eixo aéreo do Estado do Rio, por isso vai lá pessoalmente recepcionar os turistas argentinos. Pena que não terá tempo de dar um mergulho nas águas cristalinas da Praia do Peró" - brincou o secretário. A praia do Peró recebeu a Bandeira Azul que é um título internacional de qualidade de praias.
As lideranças da Região dos Lagos pretendem aproveitar o encontro e solicitar ao governador que desengavete um projeto que ligará o Aeroporto de Cabo Frio ao Peró e Búzios, através da Estrada da Penetração, que tem 2,5km e liga a RJ-102 à Avenida Wilson Mendes. O projeto chegou a ser aprovado pelo governador Sérgio Cabral, anteriormente à crise do governo estadual; o mesmo desviaria o tráfego do Jacaré, cuja estrada não suporta a quantidade de carros com destino às duas cidades turísticas.
O Presidente do Sindicato dos hotéis e restaurantes de Búzios, Thomaz Weber, revelou que os empresários do setor irão pedir à Witzel investimentos no setor rodoviário, segurança e ajuda na divulgação dos eventos da Costa do Sol para trazer turistas de outros estados e países, principalmente na temporada que vai de março a novembro. "A presença do governador na região é importante, à medida que ele demonstra a preocupação com o setor de turismo, que diz ser o novo petróleo do Rio. E a visita ocorre justamente no Aeroporto de Cabo Frio, que é um equipamento público importante para a Região dos Lagos, não somente na questão do turismo como também nas operações de carga aérea" ,declarou Weber.
O Presidente da Federação de Conventions Bureau do Estado do Rio, Marco Navega, entregou uma lista de solicitações ao secretário de turismo. "Estamos com esperança porque, enfim, o orçamento de 2019 contempla o setor de turismo com mais recursos. O estado tem toda a potencialidade para atrair mais turistas de qualidade, bastam seriedade, planejamento e ações. A visita do governador a Cabo Frio é um sinal de que ele valoriza o setor", comemorou Navega.