TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Primeira viagem de Lula ao exterior marca prioridade para integração continental

Visita a Buenos Aires inclui retorno do Brasil à Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos

Por Portal Eu, Rio! em 23/01/2023 às 08:18:29

Encontro com Alberto Férnandez reflete reaproximação do Brasil e seu principal parceiro comercial na América do Sul. Foto: Ascom PR Argentina

Em sua primeira missão ao exterior no atual mandato, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizará visitas oficiais a Buenos Aires e Montevidéu no período de 23 a 25 de janeiro. Participará, no dia 24, na capital argentina, da VII Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), cuja presidência de turno é exercida atualmente pela Argentina. O Presidente Lula estará acompanhado de delegação ministerial.

A visita a Buenos Aires, a convite do Presidente Alberto Fernández, constituirá oportunidade de relançar a relação bilateral no mais alto nível, após período de distanciamento entre governos e redução da dinâmica de integração estratégica. Somados, Brasil e Argentina representam cerca de dois terços do território, da população e do PIB da América do Sul. O Brasil é o principal sócio comercial da Argentina. A Argentina é o terceiro principal destino das exportações e a terceira principal origem das importações brasileiras.

Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre a primeira viagem internacional do presidente Lula.

A visita realçará o papel positivo da relação entre o Brasil e a Argentina para o MERCOSUL e a integração sul-americana e latino-americana. Além da assinatura de instrumentos, deverá ser adotada, na oportunidade, declaração conjunta abrangente, em temas como comércio e investimentos, integração financeira, energia, saúde, defesa, ciência, tecnologia e inovação, cooperação nuclear e espacial, além de temas do MERCOSUL e da agenda regional e global. Está prevista a realização de evento empresarial, com a participação dos presidentes e de grupo de empresários dos dois países.

Após três anos fora do grupo, o Brasil volta a fazer parte do bloco composto por 32 países, a Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos). A participação do presidente Lula, na 7ª Cúpula da Celac, está prevista, nesta segunda (23), em Buenos Aires, Argentina.

Essa agenda internacional foi detalhada pelo Secretário das Américas, Embaixador Michel Arslanian, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Segundo ele, a viagem marca a volta do Brasil ao cenário internacional e a escolha pela Argentina como primeiro destino mostra a “dimensão claramente política” da agenda.

O coordenador-geral da Organização dos Estados da América, no Itamaraty, embaixador Christian Vargas, destacou que o Brasil ficou fora da comunidade, nos últimos três anos, período de importantes acordos.

Uma declaração conjunta deve ser assinada entres os membros da cúpula além de 12 cartas temáticas.

Após a participação no evento, e ainda em Buenos Aires, Lula vai ter encontros bilaterais: entre eles estão previstos com representantes da FAO, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura; com presidentes da Venezuela e Cuba, além do presidente argentino, Alberto Fernandez, com quem vai assinar um acordo de cooperação, relacionado ao Programa Antártico Brasileiro.

Na quarta-feira, Lula segue para Montevideu, capital do Uruguai, outro país que faz fronteira com o Brasil. O Secretário das Américas, Embaixador Michel Arslanian, explicou que apesar de o Brasil ter uma ligação direta com o Mercosul, é importante o país manter relação bilateral com Uruguai, para além do bloco econômico.

Após a passagem pelo Uruguai, Lula deve retornar ao Brasil ainda na quarta-feira, à noite.

A presença do Presidente Lula em Buenos Aires estará também marcada pelo retorno do Brasil à CELAC, após três anos de afastamento do mecanismo, ratificando a importância central que o novo governo brasileiro confere às relações com a região e à integração latino-americana e caribenha, compromisso que está inscrito na Constituição Federal como política de Estado.

A CELAC está integrada por todos os 33 países da América Latina e Caribe e dedica-se à promoção do diálogo e da cooperação em conjunto amplo de temas, como saúde, inclusão social, segurança alimentar e energética, desenvolvimento sustentável, transformação digital e infraestrutura para a integração. Deverão estar igualmente presentes em Buenos Aires altos representantes de parceiros externos da CELAC, como União Africana, UE e FAO.

A visita a Montevidéu, em atenção a convite do Presidente Luis Lacalle Pou, ressalta a centralidade atribuída pelo Brasil ao relacionamento com o Uruguai, em vínculos que se refletem em uma densa agenda de cooperação que compreende os campos político, econômico, de integração e infraestrutura fronteiriça, entre outros. Na capital uruguaia, o Presidente Lula reafirmará ainda a importância que confere ao sócio dentro do projeto do MERCOSUL, uma das prioridades do novo Governo brasileiro. O Brasil é o segundo destino das exportações uruguaias e o primeiro fornecedor de produtos ao país vizinho.

Por Portal Eu, Rio!

Fonte: Itamaraty e Radioagência Nacional

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.