A venda de veículos elétricos teve um superaquecimento no último ano. A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) registrou um aumento de 77% na produção de modelos elétricos somente no primeiro semestre de 2022.
Além disso, uma pesquisa divulgada pela consultoria McKinsey revelou que a expansão das estações de carregamento está entre as metas do setor de eletromobilidade, já que quanto maior a infraestrutura de recarga, maior será o interesse em carros elétricos.
Com isso, as empresas que oferecem soluções para recarga de carros híbridos e elétricos estão ampliando os serviços para os proprietários destes veículos.
A E-Wolf, por exemplo, oferece o serviço por meio da locação de uma linha completa de carregadores por assinatura.
“Os dados deste levantamento da ABVE demonstram que a eletromobilidade está avançando no Brasil e conquistando mais evidência a cada semana. Com certeza, esses números são uma confirmação de que os carros elétricos já são uma realidade do mercado automotivo”, comenta Thiago Castilha, cofundador e diretor de marketing da E-Wolf.
De acordo com Castilha, a empresa decidiu disponibilizar os modelos para locação para que os clientes possam ter acesso e mais conhecimento sobre as funcionalidades destes equipamentos, por um custo menor. “Disponibilizamos a locação de carregadores justamente para atender as demandas atuais. Muitos clientes não querem imobilizar o investimento, e outros ainda estão em dúvida sobre o mercado. Então, para testar e ver como será a aceitação do público para esta aplicação, resolvemos alugar”, ressalta.
Thiago Castilha: "a eletromobilidade está avançando no Brasil"
Falando em números, o empresário diz que os valores para alugar um carregador da E-Wolf variam entre R$ 700,00 e R$ 7.000,00. Já os prazos vão de 24 a 36 meses. “Os planos de assinatura são uma excelente alternativa para quem quer rentabilizar seu ponto de recarga pagando pouco”, destaca Castilha.
Sobre os modelos disponíveis, a empresa disponibiliza desde carregadores semi rápidos até ultra rápidos; os parkings e as estações de recarga, que podem ser instaladas em residências ou espaços comerciais. “Nossos carregadores são equipados com plugs de padrão Europeu (tipo 2 e CCS2), o qual atende 98% dos modelos de veículos da frota circulante. Para modelos que não utilizam este padrão, existem adaptadores de diversos modelos”, complementa o empresário.
Carregador de uso doméstico instalado num condomínio.
Com relação aos pontos positivos, além do baixo valor de investimento, o cliente que deseja alugar um carregador para carro elétrico terá como rentabilizar o ponto de recarga e seu estabelecimento, atraindo o público de veículos híbridos e elétricos para o local. “Ao locar um carregador para carro elétrico, os clientes não perdem o investimento com o passar do tempo. A depreciação não existe, os custos são nossos. Então, o cliente não perde o valor investido”, finaliza Castilha.