Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Acordo de cooperação

Estudo pioneiro de medicina regenerativa envolve cientistas brasileiros e estrangeiros

Iniciativa tem por objetivo analisar o comportamento das células-tronco em ambiente com microgravidade

Foto: Divulgação/R-Crio

Por meio de um acordo de cooperação inédito entre a International Space Academy (KSCIA), Michaelis Foundation for Global Education (MF), ANADEM, Universidade Corporativa Anadem (UCA), University of Florida (UF) e a R-Crio - pioneira no processo de isolamento, expansão e armazenamento de células-tronco do dente, tecido adiposo e do céu da boca (periósteo do palato), terá início, ainda este mês, no Life Science Lab (Laboratório de Ciências da Vida no Espaço), na área do Kennedy Space Center (KSC), na Flórida (EUA), um estudo pioneiro que analisa o comportamento das células-tronco em diferentes ambientes de gravidade e oxigenação.

“Por meio dessa parceria, será dedicado um ‘braço’ do nosso segmento de pesquisa e desenvolvimento ao estudo do comportamento de células-tronco cultivadas em ambientes com microgravidade com o intuito de controlar o processo de envelhecimento celular. Além disso, temos o objetivo de melhorar a solução de entrega para a medicina regenerativa, seja para a produção de medicamentos como para o uso direto das células-tronco em terapias”, explica o cientista, membro do International Society for Cellular Therapy e CEO da R-Crio, José Ricardo Muniz Ferreira.

As células-tronco empregadas no estudo, derivadas do dente, tecido adiposo e do céu da boca (periósteo do palato), serão doadas por voluntários à R-Crio (cumprindo a legislação vigente no país e as normas técnicas estabelecidas pela ANVISA), que se responsabilizará pelo processo de extração, multiplicação e criopreservação do material.

Para um dos coordenadores da pesquisa e professor do curso de graduação em Odontologia da Faculdade São Leopoldo Mandic (Campinas/SP), André Pelegrine, essa é uma oportunidade ímpar para a ciência do Brasil e do mundo. “Um estudo de vanguarda que será feito em parceria com instituições de renome internacional. O capital humano e científico, além da infraestrutura de equipamentos, irá possibilitar uma série de análises capazes de gerar significativos desdobramentos para a área da saúde”, afirma.

O pesquisador ainda revela que as etapas pré-clínica e clínica da pesquisa serão realizadas no Brasil e a intenção é criar um braço multicêntrico do estudo por meio de parcerias acadêmicas internacionais a fim de fortalecer o desenvolvimento científico e clínico. “O objetivo é transformar toda essa experiência em parceria com o KSCIA, em um programa educacional voltado para disseminar o pensamento científico entre alunos de diferentes níveis de ensino”, finaliza.

Em Campinas, interior de São Paulo, está situado o centro pioneiro na técnica de isolamento, expansão e armazenamento de células-tronco do dente, tecido adiposo e do céu da boca (periósteo do palato) do país, a R-Crio. O laboratório tem à frente o cientista José Ricardo Muniz Ferreira, que estudou a fundo e aprimorou a técnica de extração, armazenamento e cultivo das células.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!