A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) reinaugurou, neste domingo (29), a UPA de Senador Camará, na Zona Oeste da cidade. A unidade passou por reformas estruturais para oferecer mais conforto e um serviço de qualidade aos usuários, além de melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde. As obras foram feitas sem que o atendimento à população fosse interrompido.
As melhorias incluíram troca de piso e telhado, pintura, instalação de novos aparelhos de ar condicionado – garantindo a climatização total do ambiente –, aquisição de mobiliário e equipamentos e nova comunicação visual.
"Hoje estamos reinaugurando a UPA Senador Camará, unidade que foi abandonada na antiga gestão. Eram muitos problemas estruturais, com piso afundando, telhado vazando. Mas agora ela está em condições de oferecer o atendimento que a população carioca merece", destacou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
A unidade realiza, em média, 10 mil atendimentos por mês e possui estrutura completa, com seis consultórios médicos (quatro de clínica médica e dois pediátricos); um odontológico; dois consultórios de classificação de risco; e um de serviço social; além de 17 leitos. São disponibilizados aos pacientes exames de raio-x e clínicos.
Líder comunitária do Rio da Prata, Alessandra Oliveira, 49 anos, comemorou as melhorias da unidade: "Não tenho do que reclamar, tanto da UPA Senador Camará quanto das clínicas da família. Está melhorando muito. Antes não tinha médico, agora tá toda completa, e novinha."
Além da inauguração da UPA de Del Castilho, e das reformas das UPAs de Engenho de Dentro e Senador Camará, todas as demais 12 UPAs da rede municipal estão passando por melhorias, várias delas por reformas completas.
A UPA Senador Camará funciona 24 horas por dia, atendendo a casos de urgência e emergência. A unidade está localizada Av. de Santa Cruz, 6.486 - Senador Camará.