TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Lula decreta Emergência em Saúde Pública no território Yanomami

Decreto inclui ações para retirada imediata de garimpeiros, como rastreamento de controle de aeronaves civis

Por Portal Eu, Rio! em 31/01/2023 às 10:57:48

Decreto de Lula agiliza aporte de recursos para atendimento aos Yanomami, submetidas a desnutrição e doenças causadas pela poluição nos rios onde o garimpo é mais frequente. Foto: CUT

Está publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, decreto assinado pelo presidente Lula que autoriza várias medidas na área de saúde e defesa. A ideia é possibilitar operações de socorro e a retirada dos garimpeiros ilegais do território Yanomami. O texto “dispõe sobre medidas para enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e de combate ao garimpo ilegal no território Yanomami a serem adotadas por órgãos da administração”. Nessa segunda-feira, durante coletiva de imprensa, após encontro com o chanceler alemão Olaf Scholz, Lula garantiu a expulsão dos garimpeiros.

Em relação à proibição de sobrevoo, o texto autoriza o Comando da Aeronáutica a criar uma Zona de Identificação de Defesa Aérea (Zida) sobre o território Yanomami. A medida permite que a segurança nacional possa identificar, rastrear e controlar aeronaves civis que passem pelo espaço aéreo.

Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre as operações de socorro aos Yoanomami e a retirada de garimpeiros do território.

Pelo decreto, os ministérios da Defesa, da Saúde, do Desenvolvimento Social e dos Povos Indígenas poderão requisitar bens, servidores e serviços necessários para o local. Entre eles, o abastecimento de água potável, alocação de cisternas e perfuração de poços artesianos; fornecimento de alimentos relacionados com a cultura, as crenças e as tradições indígenas, além do fornecimento de roupas e a reabertura de postos de apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e de unidades básicas de saúde do Ministério da Saúde.

Além disso, a Força Nacional de Segurança poderá atuar na segurança das equipes de saúde e assistência no território Yanomami.

O texto diz ainda que o Ministério da Defesa será responsável pelo fornecimento de dados de inteligência e no transporte aéreo logístico das equipes da Polícia Federal, do lbama, e dos demais órgãos e entidades da administração pública federal que participarão diretamente na neutralização de aeronaves e de equipamentos relacionados com a mineração ilegal no território Yanomami.

Para reduzir o risco de transmissão de doenças, o acesso de pessoas ao território Yanomami ocorrerá de acordo com o disposto em ato conjunto editado pelos ministros da Saúde e dos Povos Indígenas.

Por Portal Eu, Rio!

Fonte: Agência Brasil e Radioagência Nacional

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.