O Vasco goleou o Resende, por 5x0, nesta quinta-feira (2), em São Januário, pela sexta rodada do Campeonato Carioca. Pedro Raul (2x), Piton, Gabriel Pec e Léo marcaram os gols. O Resende ainda teve o goleiro Jefferson Luis expulso na segunda etapa.
Com o resultado, o Cruzmaltino fica em sexto, mas se aproxima do atual quarto colocado, o Botafogo, já que tem 8 pontos contra 10 do Glorioso. Já o Resende fica em 11° no campeonato. O próximo confronto do Gigante da Colina acontece na terça-feira, contra o Nova Iguaçu. Do outro lado, Madureira x Resende jogam no sábado, dia 11.
O jogo
O conflito entre as duas equipes foi positivo desde o começo para o lado do Vasco, tanto que o Cruzmaltino teve duas chances antes do gol. Primeiro em chute de primeira de Jair, só que um pouco no susto pelo fato do passe ser dado muito forte. Depois, em tabela de Figueiredo com Piton, onde houve desvio na zaga e a bola bateu no travessão.
Aos 20 minutos do primeiro tempo, o placar foi aberto: Em jogada de Gabriel Pec na direita, o ponta cruzou com desvio e Pedro Raul, de peixinho, abriu o placar no Estádio São Januário. 1x0. O primeiro dele com a camisa do clube. Depois, aos 38, em outra tabela de Piton com Figueiredo, o lateral infiltrou na área em toque fraco pela diagonal, acertou o canto direito do gol. 2x0 e festa em São Cristóvão.
Pouco tempo depois, o Resende quase diminuiu com Stefano. Na cobrança de escanteio, o meia bateu de calcanhar e obrigou Ivan fazer boa defesa. Na sequência, outro goleiro também brilhou: em lançamento que Figueiredo escorou para o meio, Pumita Rodríguez bateu de fora, Jefferson Luiz fez boa defesa e no rebote foi espetacular ao evitar o gol de Pedro Raul, de cabeça e cara a cara. O juiz, porém, invalidou o lance por impedimento.
A segunda etapa seguiu no mesmo embalo do primeiro tempo, isso porque logo no primeiro minuto Alex Teixeira recuperou a posse no meio de campo e Pedro Raul conduziu até o lado direito de ataque. No chute, Jefferson defendeu meio de peito, meio de ombro. Na sequência, em escanteio, Pec quase fez gol olímpico.
Pec, inclusive, teve participação direta no terceiro gol. Num lançamento direto da zaga vascaína, Pedro Raul escorou de cabeça para Alex Teixeira que, ao chegar na meia lua, se esforçou para tocar para Gabriel Pec. O atacante, de primeira, fez o terceiro do Vasco.
O que era festa melhorou para o Gigante da Colina porque o goleiro Jefferson Luis foi expulso ao evitar um chute ao gol de Teixeira. O problema é que o arqueiro estava fora da área. Vermelho direto.
O reserva dele, Victor Brasil, não teve vida fácil. Defendeu em dois tempos cabeceio de Pedro Raul, que queria fazer o segundo dele com a camisa cruzmaltina. Foi o que aconteceu: Erick Marcus deu um corte para a direita, cruzou fraco para a área, mas Rayne não cortou. O camisa 9 do Vasco, que não tem nada a ver com isso, escorou de primeira para fazer o quarto da partida.
O Resende até teve outras duas boas chances, uma num gol invalidado por impedimento, numa jogada de falta, e outra numa bicicleta de Bismarck que levou perigo.
No fim, ainda deu tempo do quinto gol. Em escanteio vascaíno, Pedro Raul cabeceou, a bola bateu no zagueiro e Léo, no rebote, fez o quinto.
Goleada e festa na arquibancada de São Januário.