Com uma pequena cabine e timão do barco, a traineira Caiçara que naufragou na Baía de Guanabara no domingo (5) foi rebocada e içada pelo Corpo de Bombeiros nesta segunda-feira (6).
A embarcação de pesca de pequeno porte voltava de um passeio à tarde com 14 pessoas quando o tempo virou e os fortes ventos a fizeram afundar.
Seis pessoas morreram e duas estavam desaparecidas até a última atualização desta reportagem. Outras seis pessoas foram resgatadas com vida.
“O Corpo de Bombeiros está trabalhando incansavelmente na busca das outras vítimas. Não paramos em nenhum momento desde as 17h15, de ontem, quando fomos acionados. Por determinação minha, as buscas entrarão pela madrugada desta segunda”, revelou Leandro Monteiro, secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros.
O Corpo de Bombeiros foi acionado às 17h25 para o acidente. Os seis sobreviventes foram resgatados por um barco que passava pela região no momento. Equipes do 19º GBM (Ilha do Governador) prestaram os primeiros socorros às vítimas e as transportaram para o píer da Transpetro, na Ilha do Governador.
Os passageiros eram todos amigos e havia pelo menos cinco pessoas da mesma família.
No fim da madrugada, bombeiros encontraram um cachorro morto no interior da embarcação - perto de onde os corpos de três passageiros estavam.
O acidente é investigado pela 37ª DP (Ilha do Governador).
A Polícia Civil emitiu nota em que afirma que "as vítimas sobreviventes serão ouvidas e os agentes realizarão diligências para apurar se houve negligência, imperícia ou imprudência do condutor da embarcação".
Os seis corpos resgatados foram levados para o Grupamento Marítimo (G-Mar) de Botafogo, na Zona Sul do Rio, e identificados.
No final da tarde de hoje, o Corpo de Bombeiros do Rio confirmou que ainda segue com as buscas pelas duas vítimas desaparecidas do acidente náutico na Baía de Guanabara ocorrido.
"A Operação continua pela noite e pela madrugada com o monitoramento terrestre da orla e de costões, por meio do uso de viaturas que percorrem toda a enseada da Baía da Guanabara", diz nota da corporação.
Vítimas resgatadas e liberadas:
Ana Nilda dos Santos Soares, 43 anos
Ana Paula de Souza, 46 anos
Caíque Gomes da Silva, 10 anos
Cauã Gomes da Silva, 14 anos
Erick Pereira da Silva, 38 anos
Marcos Paulo da Silva Correia, 45 anos
Pessoas desaparecidas:
Fábio Dantas Soares; de 46 anos
Isabel Cristina de Souza Borges, de 38 anos
Vítimas identificadas:
Everson Costa de Assunção, de 45 anos
Juliana Gomes de Lana da Silva; de 35 anos
Evandro José Sena, de 55 anos
Michele Bayerl de Moraes de Sena, de 43 anos
Eduardo Borges da Silva Correia, de 14 anos
Caio Gomes da Silva, de 3 anos