O Vasco foi ao Estádio Mané Garrincha, em Brasília, nesta terça-feira (7), e venceu o Nova Iguaçu por 2 x 0, no jogo da sétima rodada do Cariocão. Jair e Gabriel Pec foram os autores dos gols. A partida também marcou a estreia do goleiro Léo Jardim com as cores Cruzmaltinas.
Com o resultado, o Gigante da Colina continua na sexta colocação, mas agora tem 11 pontos e está próximo do terceiro e quarto colocados, Fluminense e Volta Redonda, respectivamente. Já o Nova Iguaçu continua próximo da zona de rebaixamento para a segunda divisão do Carioca, onde atualmente o Boavista ocupa o lugar, em 12°.
Duas vitórias em dois confrontos seguidos era tudo que o vascaíno queria para chegar embalado no primeiro clássico do time no ano. No próximo domingo, enfrenta o Fluminense às 18h. É o teste perfeito para saber se o elenco de fato está em parte nos trilhos ou se o técnico Maurício Barbieri precisa avaliar melhor a equipe, que ainda se entrosa em campo.
O jogo
O Vasco demorou para se impor no confronto e o Nova Iguaçu não conseguiu transformar isso em chances claras. Até os 20 minutos, só Pedro Raul, que quase conseguiu cabecear para o gol e Palafoz, impedido, tiveram oportunidades consideráveis. Isso começou a mudar aos 28 minutos, quando Nenê cobrou escanteio baixo, a bola passou por todo mundo e Miranda, de primeira, bateu para o gol. Max foi bem na defesa.
O volante Jair começou a aparecer bem na partida e recuperou bolas no campo de ataque. Isso fez com que tanto Pumita, quanto Nenê, tivessem chances (que não resultaram em esforço para Max). Aos 42, em outro escanteio de Nenê para Miranda, o zagueiro cabeceou na primeira trave e, com desvio, a bola passou rente ao gol. Pouco tempo depois, Jair recuperou no campo de ataque, tocou para Erick Marcus, mas o atacante foi travado pela defesa na hora do chute.
O que estava maduro aconteceu aos 49 minutos: Piton lançou para o meio, Pedro Raul escorou de cabeça e Jair driblou tanto o zagueiro quanto o goleiro num único toque. Depois, só precisou escorar para o fundo das redes. 1x0 e apito para o intervalo. Vale lembrar que esse foi o primeiro gol do camisa 8 com as cores do Vasco
No início da etapa final, tanto o Cruzmaltino quanto o Nova Iguaçu tiveram chances, com Nenê e Ewerton, respectivamente. O Gigante da Colina quase ampliou aos 16, porque Nenê cobrou falta com desvio, Max tentou encaixar e soltou nos pés de Gabriel Pec. O goleiro, porém, estava muito perto e a bola desviou nele no chute do camisa número 11 do Vasco. Em outra jogada de perigo, Pumita driblou dois defensores de uma vez, a bola depois sobrou para Orellano, que de fora arriscou. Max defendeu.
Autor do primeiro gol da partida, o volante Jair quis novamente 'consagrar' a torcida vascaína. Dessa vez, o camisa 8 achou Alex Teixeira na esquerda, que fez jogada até dentro da área e tocou rasteiro para o meio. Gabriel Pec, na marca do pênalti, bateu de primeira e ampliou o placar. 2x0 aos 25 do segundo tempo.
Perto do final, o estreante Léo Jardim teve que trabalhar duas vezes em dois chutes de fora da área do meia Léo Índio. Na segunda tentativa, inclusive, o jogador do Nova Iguaçu obrigou o xará do Vasco a se esticar e espalmar para escanteio, quase no ângulo direito do gol.
2x0, brilho de Jair e festa em Brasília para os torcedores Cruzmaltinos.
FICHA TÉCNICA
Nova Iguaçu 0 X 2 Vasco
Local: Estádio Mané Garrincha (DF)
Árbitro: Tarcizo Pinheiro Caetano
Auxiliares: Luiz Cláudio Regazone e Carlos Henrique Alves de Lima Filho
Gols: Jair (VAS 49/1T) e Gabriel Pec (VAS 25/2T)
Cartões amarelos: De Lucca (VAS 24/1T), Matheus Alves (NIG 10/2T), Léo Índio (NIG 15/2T), Erick Marcus (VAS 18/2T), Bruno Felipe (NIG 31/2T) e Léo (VAS 49/2T)
Nova Iguaçu: Max; Léo Fernandes, Michel Pereira, Gabriel (Matheus Alves / intervalo) e Bruno Felipe; Andrey Dias (Breno 27/2T), Gustavo Nicola (Paulo Henrique / intervalo), Marquinho, Léo Índio e Andrezinho (Ewerton / intervalo); Nathan Palafoz.
Vasco: Léo Jardim; Pumita Rodríguez (Paulinho 41/2T), Miranda, Léo e Lucas Piton; De Lucca, Jair (Cauan Barros 34/2T) e Nenê (Alex Teixeira 20/2T); Gabriel Pec, Erick Marcus (Luca Orellano 20/2T) e Pedro Raul (Eguinaldo 41/2T).