Deputado quer implantar sistema de reconhecimento facial para localizar criminosos
Comitiva está na China a contive do governo chinês
Foto: Ascom Gurgel Soares
O deputado federal Gurgel Soares e outros 19 parlamentares do Partido Social Liberal (PSL) estão na China para conhecer projetos relativos a desenvolvimento econômico social e também a Segurança Pública e analisar a viabilidade de implantá-los no Brasil. Todas as despesas da viagem estão sendo pagas pelo país asiático.
Um dos projetos apresentados pelos chineses é o sistema de reconhecimento facial utilizado para identificar pessoas e localizar criminosos. Atualmente existem 170 milhões de câmeras com essa capacidade instaladas na China.
Os equipamentos conseguem reconhecer rostos e associá-los com informações cadastradas - como o carro utilizado pela pessoa, as rotas percorridas com maior frequência, seus familiares, etc.
A intenção dos deputados brasileiros é já apresentar, logo no início do ano legislativo, um PL (projeto de lei) que obrigue a implantação dessa tecnologia de reconhecimento facial em locais públicos para auxiliar as forças de segurança no combate ao crime e na localização e prisão de criminosos.
A bancada do PSL que vai ser empossada no próximo dia 1° de fevereiro é composta por 52 deputados federais e quatro senadores. Participam da viagem a senadora eleita Soraya Thronicke, os deputados federais eleitos Gurgel Soares, Carla Zambelli, Daniel Silveira, Tio Trutis, Felício Laterça, Bibo Nunes, Charlles Evangelista, Marcelo Freitas e Aline Sleutjes, além da deputada estadual Delegada Sheila (todos do PSL) e Luís Miranda, do DEM (Democratas).